A Boca Maldita, no centro de Curitiba, vai ser palco hoje, às 14 horas, de uma manifestação do "Movimento Fora Lula". Além de Curitiba, outras sete capitais vão realizar eventos semelhantes: Belém, Belo Horizonte, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.
Um cartaz que circulou pela internet nos últimos dias divulgou os locais nos quais devem ocorrer as manifestações em cada cidade e diz: "Ou gritamos basta e exigimos a moralidade da nação, ou aceitaremos de braços cruzados uma indigesta e absurda pizza". Os manifestantes convidam para que as pessoas compareçam de roupas negras, caras pintadas e nariz de palhaço.
O organizador da manifestação no Paraná é o estudante de Direito da Unibrasil Barton Cutler, de 19 anos.
Entre os motivos do protesto, segundo Cutler, estão os problemas com o apagão aéreo, denúncias de corrupção sem punição dos responsáveis, CPIs que terminam em "pizza", e os recentes episódios protagonizados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). "Não se dá a devida atenção ao que está acontecendo. A passeata não é só contra o Lula, mas também contra os políticos que lhe dão estrutura ", diz. Cutler afirma que não houve nenhum vínculo com partidos na organização da manifestação em Curitiba e que os cartazes e panfletos que serão distribuídos hoje foram pagos com contribuições dos próprios participantes.
Segundo o estudante, a idéia do protesto surgiu em comunidades de discussão política de um site de relacionamentos. "Eu entrei em contato com a comunidade Lula Jamais Te Esquecerei na qual todas as idéias contra ou a favor de Lula são debatidas. Daí, conheci a comunidade Fora Lula, de São Paulo, e resolvi criar a comunidade Passeata Fora Lula Curitiba".
A comunidade tem mais de 150 integrantes, dos quais 52 confirmaram presença na manifestação. "A maioria é estudante e pessoas que gostam de conversar sobre política", diz o organizador. Para divulgar o evento, Custer diz que usou a internet, enviando mensagens eletrônicas e convocando amigos por um programa de mensagens instantâneas.
A massoterapeuta Francisca Teodoro, de 51 anos, é uma das participantes do movimento. "Há um descontentamento com o governo de Lula e com os políticos que estão com ele", diz.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião