No dia 9 de outubro, dois suplentes de vereador do Partido dos Trabalhadores se enfrentarão no segundo turno da eleição para a escolha da presidência do diretório da sigla em Curitiba. Adenival Gomes conquistou 418 votos e Pedro Paulo Costa teve 344. A vereadora Roseli Isidoro ficou apenas 7 votos atrás do segundo lugar. O resultado final ainda mostra Caetano de Paula com 242, Anísio Homem com 19 e Fabiana Stoiv com 9 votos. Dos mais de 5,3 mil militantes petistas na capital, 1.369 foram às urnas ontem.
Adenival comemora a vitória preliminar. "Estou satisfeito com o resultado porque sabia que seria muito disputado", diz. Ele ainda não começou a acertar os acordos para o segundo turno, mas acredita que a votação indicou que tem mais chances por não representar o Campo Majoritário corrente que coordena o PT. Pedro Paulo imagina que poderá reverter a situação, com o apoio das correntes que integram o Campo. "Somados os votos, podemos ter a maioria", afirma.
Além do presidente e do líder da bancada na Câmara, o diretório municipal é formado por 43 cargos, que serão proporcionalmente por cinco chapas. A Compromisso Ético e Socialista terá maioria dos postos, graças aos 365 votos conquistados, além do direito de indicar os cargos de maior destaque. Das nove zonais do PT na capital, apenas na matriz haverá segundo turno. Aidê Maria de Jesus e Mario Lobato disputarão o cargo. Segundo o presidente da comissão eleitoral, José Daniel Farias, a eleição ocorreu em clima de tranqüilidade, sem nenhuma denúncia formal de abuso de poder ou pedido de impugnação de urna.
Outro município que deve ter segundo turno é Cascavel. O resultado final ainda não havia sido divulgado, mas havia expectativa de segundo turno entre o atual presidente do PT, Toninho Frentista, do Campo Majoritário e Valdir Osvaldo Neis. Em Londrina, a apuração parcial mas apontava vantagem de 90% para Toninho Kasprovicz, do Campo Majoritário sobre o candidato independente, Vilson Machado. Cerca de 1.700 filiados votaram.