Os eleitores de Curitiba enxergam no prefeito Gustavo Fruet (PDT) mais qualidades técnicas do que humanas. A pedido da Gazeta do Povo, o instituto Paraná Pesquisas entrevistou 682 pessoas em Curitiba para saber quais as virtudes que melhor descrevem o novo prefeito da capital. As características mais citadas revelam, no olhar do eleitor curitibano, um prefeito com perfil técnico.
As qualidades mais citadas na pesquisa estimulada quando a relação de características foi mostrada ao eleitor foram: preparado (10,41%), determinado e honesto (ambas com 10,26%), inteligente e trabalhador (8,94%). "É um perfil técnico excelente, que está em alta no país. E com certeza o ajudou a ganhar a eleição para a prefeitura de Curitiba, principalmente porque o opositor no segundo turno, Ratinho Júnior (PSC), tinha um perfil extremamente social, voltado para a camada social menos favorecida", analisa Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas.
Na sondagem, as virtudes menos apontadas pelos eleitores curitibanos com relação a Fruet foram: preocupado com os pobres (0,73%), bondoso (1,03%), líder (1,76%), simpático (3,08%) e sincero (3,52%). "A pesquisa mostrou que este é o ponto fraco do novo prefeito, o lado humano, social. Se o Gustavo [Fruet] der ênfase durante a gestão na área social, ele pode reverter esse quadro. São características da personalidade dele que foram moldadas durante toda a vida política", disse Hidalgo. Na opinião do diretor do Paraná Pesquisas, o perfil ideal para um político é o equilíbrio das qualidades técnicas e humanas.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento