A participação dos curitibanos para sugerir quais devem ser as prioridades de investimento do orçamento municipal do ano que vem cresceu 26% em relação ao ano passado. Durante dez dias, entre 16 e 26 de abril, os curitibanos puderam enviar suas sugestões pela internet e por telefone. E, na semana passada, ainda tiveram a possibilidade de participar de audiências públicas nas nove regionais para dar sugestões por escrito. No total, 11.181 curitibanos participaram, propondo investimentos para 2008. No ano passado, a prefeitura havia recebido 8.883 sugestões.
A coleta de informações junto à população vai servir para a prefeitura formular o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO, por sua vez, serve de base para a elaboração, mais para o fim do ano, do orçamento municipal de 2008.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a maior parte das sugestões para a LDO foi feita por telefone (4.504). Em seguida, aparecem as sugestões feitas nas consultas públicas (3.498). Em terceiro lugar ficou a internet (3.179).
Os curitibanos podiam indicar até três áreas como prioritárias para investimentos nas regiões em que moram, além de sugerir obras e serviços. O resultado dessas consultas está sendo analisado pela assessoria técnica da prefeitura e será apresentado em audiência pública no dia 11 de março, a partir das 10 horas, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. No fim do mês, o projeto da LDO deve ser encaminhado à Câmara.