Apesar do discurso apaziguador de Michel Temer, presidente licenciado do PMDB nacional, a disputa interna entre os ex-governadores Orlando Pessuti e Roberto Requião pelas bandas de cá anda mais quente do que nunca. Ao ser chamado para compor a mesa de abertura do 4º Congresso de Direito Eleitoral ontem, na Universidade Positivo, em Curitiba, Pessuti seguiu o fluxo de autoridades e sentou em uma das cadeiras mais ao fundo do palco. Ao perceber que Requião havia espertamente achado um lugar bem ao centro da mesa principal, ao lado do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto, Pessuti não hesitou: levantou e rapidamente se abancou em uma das cadeiras vagas mais à frente da plateia. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
Sem mais
Henrique Meirelles (foto), ex-presidente do Banco Central, desistiu de se candidatar ao Senado pelo PSD de São Paulo. Ele comunicou a desistência por meio de carta ao presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Meirelles não justificou o porquê da decisão.
Número
38 projetos estarão na pauta da semana de esforço concentrado da Câmara dos Deputados. O objetivo é votar essas matérias em quatro dias antes do recesso de julho.
Livre
Acabou oficialmente o processo que acusava Zeca Dirceu (PT) de boca de urna nas eleições de 2010. O processo foi julgado pela Justiça Eleitoral em fevereiro e absolveu o deputado federal do suposto crime. Nesta semana, o Ministério Público informou que não irá recorrer da decisão. Se fosse condenado, o deputado, que é pré-candidato à reeleição, ficaria inelegível.
Bíblia nas escolas
A vereadora Carla Pimentel (PSC) está propondo a leitura da Bíblia nas escolas públicas e particulares de Curitiba. Segundo ela, a proposta tem cunho educacional e não se contrapõe ao Estado laico.
Qual sua opinião sobre a proposta? Escreva para nós: notaspoliticas@gazetadopovo.com.br.
Posse no TRE
A juíza federal Vera Lúcia Feil Ponciano foi empossada ontem no cargo de membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE). Ela sucede o juiz Marcos Roberto Araújo dos Santos.
Será que sai?
O governo do Paraná espera ter acesso ao empréstimo de R$ 817 milhões do Proinveste entre terça e quarta-feira da semana que vem. Por ora, o Executivo está concluindo a compilação de documentos para assumir a dívida acumulada com a liquidação do Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep). O processo será protocolado na Secretaria do Tesouro Nacional na próxima segunda-feira, com a promessa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de transferir de forma imediata os recursos para a conta em nome do Executivo estadual no Banco do Brasil.
Pinga-fogo
"Eu e a Marina somos a opção para aposentar as velhas raposas como o Sarney, que no nosso governo vai para a oposição, como o Collor, que estará na oposição. Porque se a gente não renovar a política não vamos conseguir dar jeito no Brasil."
Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência da República.
Colaboraram: Talita Boros Voitch, Rogerio Galindo e Bruna Maestri Walter.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião