O senador Aécio Neves (PSDB-MG) lidera em uma pesquisa de intenção de voto para Presidência da República divulgada neste sábado, mas apresentou queda na preferência dos eleitores, enquanto a ex-senadora Marina Silva (Rede) mostra-se mais forte em relação a uma sondagem realizada em junho.
De acordo com reportagem publicada no site do jornal Folha de S.Paulo, Marina aparece agora com 21% das intenções de voto, alta de três pontos ante a pesquisa anterior.
O Aécio registrou recuo de quatro pontos, para 31%, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também caiu nas intenções, para 22%.
Nesse cenário pesquisado, Marina está tecnicamente empatada com Lula, uma vez que a margem de erro é de dois pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada nos dias 25 e 26 de novembro, com 3.541 pessoas.
O levantamento ainda aponta o ex-presidente Lula com alto índice de rejeição.
Segundo a sondagem, 47 % dos entrevistados disseram que não votariam no petista, com o partido da presidente Dilma Rousseff sofrendo os efeitos de uma crise política e econômica, além do escândalo de corrupção investigado pela operação Lava Jato, da Polícia Federal.
Em um outro cenário reportado pelo jornal, com o governador de São Paulo (PSDB), Geraldo Alckmin, no lugar de Aécio, Marina aparece na liderança, com 28% das intenções, seis pontos à frente de Lula. O tucano contabilizou 18%.
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios