• Carregando...
Veja os resultados das pesquisas nas últimas três semanas |
Veja os resultados das pesquisas nas últimas três semanas| Foto:
  • Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o principal ponto de apoio da campanha eleitoral petista

A popularidade recorde do presidente da República segue movimento diferente da campanha da pré-candidata do governo à Presidência, segundo as duas baterias de pesquisas divulgadas no fim de semana pelo Datafolha. O instituto disse que a fama do presidente Luiz Inácio Lula da Silva melhorou pela terceira vez consecutiva. Ele foi considerado bom ou ótimo por 76% dos 4.158 eleitores entrevistados em 25 e 26 de março – na pesquisa de fevereiro o índice era 73% na de dezembro 72%. Esses mesmos eleitores, no entanto, deram menos votos a Dilma Rousseff (PT), que passou de 23% para 28% e agora caiu a 27%.

Os gráficos do Datafolha descolam Dilma de Lula também quando mostram José Serra (PSDB) em alta. O principal adversário da pré-candidata do PT abriu vantagem de 9 pontos ao mesmo tempo em que Lula ganhou popularidade. O tucano havia caído de 37% (dezembro) para 32% (fevereiro) e agora subiu para 36%. Lula e Serra sobem, enquanto Dilma estaciona ou tem leve queda.

A reação entre os candidatos foi previsível. Os tucanos evitaram cantar vitória, os governistas tentaram assimilar os dados e manter o otimismo e os candidatos que estão atrás, Ciro Gomes (PSDB), com 11%, e Marina Silva (PV), com 8%, valorizaram seus resultados. A meta dos articuladores de Dilma é faturar mais com a aprovação do presidente, enquanto os tucanos buscam avançar com Serra e torcem para os eleitores não seguirem tanto os conselhos de Lula.

O Datafolha deu mais destaque nesta pesquisa para a dificuldade que Dilma enfrenta na hora de somar votos de Lula. Em fevereiro, divulgou que 42% do total de 2.623 entrevistados pretendiam votar no candidato apoiado pelo presidente. Outros 26% diziam que "talvez" seguissem a opção de Lula e 22% rejeitavam essa possibilidade. Com 27% das intenções de voto, Dilma estaria aproveitando menos da metade dos potenciais votos "herdados" de seu companheiro petista.

Por enquanto, apenas um em cada três eleitores que consideram Lula bom ou ótimo vota em Dilma, diz o Datafolha. O desempenho nesse grupo é o mesmo para Serra. O tucano, porém, tem metade dos votos entre aqueles que acham Lula regular. Outros números reveladores: 87% dos entrevistados na pesquisa da semana passada disseram saber quem é Dilma; por outro lado, só 58% sabem que ela é candidata de Lula, informa o Datafolha. Serra, por sua vez, é conhecido de 97%.

Serra avança dez pontos no Sul

O Sul tem dado ao presidente Lula e ao pré-candidato José Serra avaliação semelhante à que ambos recebem no Sudeste, onde o tucano governa São Paulo e está mais exposto ao eleitorado, conforme o Datafolha. Nas pes­­­quisas divulgadas no fim de semana, a popularidade do presidente da República melhorou entre os sulistas, passando de 62% (dezembro de 2009) para 69% (25 e 26 de março 2010). São sete pontos, o maior salto entre todas as regiões brasileiras. Um índice que ajudou a sustentar a popularidade recorde de 76% do presidente, mas nada além de um empate em relação ao Sudeste.

Curiosamente, para o instituto de pesquisa paulista, Serra está melhor colocado no Sul que no Sudeste na corrida presidencial. Teria avançado dez pontos em um mês, de 38% para 48%. Tamanho crescimento exigiu queda de Dilma, que não vinha muito bem. A candidata governista passou de 24% para 20%. Se em âmbito nacional tem 9 pontos de desvantagem, no Sul são 28 – 4 a mais que no Sudeste. Serra está 5 pontos à frente nas regiões Norte e Centro-Oeste e Dilma, 10 pontos à frente no Nordeste, onde tem 35% das intenções de voto, conforme o Datafolha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]