• Carregando...
 |
| Foto:

Na primeira pesquisa eleitoral feita após a oficialização dos 11 candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) aparece à frente dos demais concorrentes com 36% das intenções de voto. O Datafolha, divulgado ontem, mostra ainda que Aécio Neves tem 20% e Eduardo Campos (PSB), 8%. Também pontuaram outros seis candidatos. Como a soma de intenções de voto dos adversários da presidente também é de 36%, o Datafolha não tem como indicar se a eleição seria decidida no primeiro turno ou se iria para uma segunda etapa de votação. Caso houvesse segundo turno entre Dilma e Aécio, haveria um empate técnico entre a petista e o tucano no limite da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A presidente teria 44% dos votos e Aécio, 40%. O Datafolha também simulou um segundo turno entre Dilma e Campos. Nesse caso, a presidente venceria por 45% contra 38%.

INFOGRÁFICO: Veja dados sobre a disputa da presidência

Os demais candidatos que pontuaram no Datafolha são Pastor Everaldo (PSC), com 3% das intenções de voto; Zé Maria (PSTU, 1%); Eduardo Jorge (PV, 1%); Luciana Genro (PSol, 1%); Rui Costa Pimenta (PCO, 1%); e Eymael (PSDC, 1%). Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não atingiram 1%.

Sinal amarelo

Para o cientista político e especialista em pesquisa eleitoral Sidney Kuntz, o resultado do Datafolha é um alerta para o governo federal, sobretudo pelo empate técnico com Aécio num possível segundo turno. "A presidente Dilma chegou num limite. O sinal amarelo acendeu", afirma. "No segundo turno, Aécio dobra o seu potencial de votos."

Kuntz diz ainda que, ao contrário do que era aguardado pela oposição, a Copa do Mundo e a eliminação do Brasil da competição não tiveram impactos diretos no resultado do levantamento. "Somando os prós e os contras da Copa, Dilma não conseguiu ganhar e nem perder votos", afirmou.

Para Kuntz, o "resto do jogo" eleitoral agora será focado nos debates e nas propagandas de rádio e TV. "A oposição tem o desafio de se tornar conhecida", disse. "O Campos patina na casa dos 8%, 9%. Ainda é desconhecido."

Metodologia

O levantamento do Datafolha foi feito entre os dias 15 e 16 de julho (terça e quarta-feira desta semana), com 5.377 eleitores em 223 municípios do país. A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00219/2014. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]