Pesquisa Datafolha, publicada nesta segunda-feira (8) pela "Folha de S.Paulo", sobre a sucessão presidencial em 2010 mostra o governador de São Paulo, José Serra, na frente das intenções de voto.
Segundo o levantamento realizado entre os dias 25 e 28 de novembro, o tucano, que tinha 38% na pesquisa feita entre 25 e 27 de março, passou para 41%.
O segundo colocado, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), caiu de 20% para 15%, e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), em terceiro lugar, manteve 14%.
Na quarta colocação, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), possível candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, subiu de 3% das intenções de voto para 8%.
Brancos e nulos foram 12%, enquanto 9% não souberam ou não responderam. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto ouviu 3.486 pessoas com 16 anos ou mais em 180 cidades do país.
Outros cenários
Em outro cenário, em que o candidato tucano é o governador mineiro, Aécio Neves, o líder na pesquisa passa a ser Ciro Gomes, com 25%.
Heloísa Helena aparece com 19%, Aécio com 17%, e Dilma, com 9%. Brancos e nulos somam 17% e 12% não sabem ou não responderam.
No cenário com Serra e sem Ciro Gomes, o tucano teria 47%, Heloísa Helena 17%, e Dilma 10%. Brancos e nulos são 15% e 10% estão indecisos ou não responderam.
Quando o instituto tira o nome de Serra da disputa e também o de Ciro, Heloísa Helena lidera com 27%, seguida de Aécio, com 23%, e Dilma, com 12%. Brancos e nulos são 22% e 14% não sabem em quem votariam.
Um último cenário, em que Serra e Ciro também disputam com Aécio - para isso o mineiro teria de trocar de partido e ele já recebeu convite do PMDB -, Serra tem 36%, Ciro aparece com 14%, Heloísa Helena com 13%, Aécio com 12% e Dilma com 7%. Brancos e nulos são 9% e 8% não sabem.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião