No ano em que o governo federal terá uma ministra candidata à Presidência da República, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres lançou um edital para realizar pesquisa a respeito da participação feminina nas eleições 2010. A licitação vai custar R$ 1 milhão ao Tesouro Nacional. O objetivo da pesquisa, segundo a subsecretária de Articulação da pasta, Sônia Malheiros Miguel, é identificar os motivos que determinam a baixa participação feminina nos centros de decisão política. Sônia negou o intuito eleitoral da pesquisa, ao ser questionada sobre o motivo de o trabalho ser realizado na eleição de 2010, quando poderia ter sido feito, por exemplo, no pleito municipal, há dois anos. Segundo ela, membros do governo não terão acesso aos dados da pesquisa até o fim das eleições. O levantamento será realizado entre os meses de julho e dezembro deste ano.
Número
40 dias sem cigarro. A marca foi comemorada ontem pelo presidente Lula, que afirma estar sem fumar há mais de um mês. O presidente, de 64 anos, disse que decidiu abandonar o hábito que mantinha há 50 anos depois da crise de hipertensão que teve em janeiro. Por causa do episódio, o presidente teve de cancelar a viagem que faria a Davos (Suíça) para receber o prêmio de Estadista Global no Fórum Econômico Mundial.
Memórias
O jornalista Sebastião Nery lança hoje o livro A Nuvem O que ficou do que passou (Editora, Geração Editorial), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná. Na obra, Nery conta a história de sua trajetória como jornalista político, a qual se confunde com fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo. O jornalista estará no local autografando o livro. O evento começa pontualmente, avisa Nery às 13h30.
Esquentou 1
As audiências para debater o projeto de reajuste do salário mínimo regional nem começaram, mas já provocaram até bate-boca entre deputados. O líder do PSDB da Assembleia, Ademar Traiano, questionou ontem se as audiências não seriam inúteis porque as propostas apresentadas pelos empresários não devem ser acatadas.
Esquentou 2
O presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), não gostou das críticas e disse que Traiano "economizou na sabedoria". Valdir Rossoni (PSDB) saiu em defesa de Traiano e chamou Justus para descer da Mesa para debater "de igual para igual." Mas o mal-estar teve final feliz selado com um abraço de Justus e Traiano.
Emocionado
A Escola de Governo teve um clima diferente ontem. Bastante emocionado e com a voz embargada, o governador Roberto Requião fez um pronunciamento e homenageou o ex-secretário de Saúde Cláudio Murilo Xavier, 48 anos, que morreu na manhã de segunda-feira, vítima de infarto. "Que o seu trabalho e sua memória sejam reverenciados. Foi bom ter conhecido Cláudio, trabalhado e ser amigo dele", disse o governador. O corpo de Cláudio Xavier foi enterrado ontem, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.
Pinga-fogo
"Não posso viver da brisa. Não sou rica, vou ter de ter um salário."
Ministra Dilma Rousseff, admitindo que o PT irá pagar um salário para ela, a partir de abril. Dilma vai se licenciar das atividades de ministra e de economista para se dedicar à campanha presidencial deste ano.
Deixe sua opinião