| Foto:

No ano em que o governo federal terá uma ministra candidata à Presidência da República, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres lançou um edital para realizar pesquisa a respeito da participação feminina nas eleições 2010. A licitação vai custar R$ 1 milhão ao Tesouro Nacional. O objetivo da pesquisa, segundo a subsecretária de Articulação da pasta, Sônia Malheiros Miguel, é identificar os motivos que determinam a baixa participação feminina nos centros de decisão política. Sônia negou o intuito eleitoral da pesquisa, ao ser questionada sobre o motivo de o trabalho ser realizado na eleição de 2010, quando poderia ter sido feito, por exemplo, no pleito municipal, há dois anos. Se­­­gundo ela, membros do governo não terão acesso aos dados da pesquisa até o fim das eleições. O levantamento será realizado entre os meses de julho e dezembro deste ano.

CARREGANDO :)

Número

40 dias sem cigarro. A marca foi comemorada ontem pelo presidente Lula, que afirma estar sem fumar há mais de um mês. O presidente, de 64 anos, disse que decidiu abandonar o hábito que mantinha há 50 anos depois da crise de hipertensão que teve em janeiro. Por causa do episódio, o presidente teve de cancelar a viagem que faria a Davos (Suíça) para receber o prêmio de Estadista Global no Fórum Econômico Mundial.

Publicidade

Memórias

O jornalista Sebastião Nery lança hoje o livro A Nuvem – O que ficou do que passou (Editora, Geração Editorial), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná. Na obra, Nery conta a história de sua trajetória como jornalista político, a qual se confunde com fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo. O jornalista estará no local autografando o livro. O evento começa – pontualmente, avisa Nery – às 13h30.

Esquentou 1

As audiências para debater o projeto de reajuste do salário mínimo regional nem começa­­­ram, mas já provocaram até bate-boca entre deputados. O líder do PSDB da Assembleia, Ademar Traiano, questionou ontem se as audiências não seriam inúteis porque as propostas apresentadas pelos empresários não devem ser acatadas.

Esquentou 2

Publicidade

O presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), não gostou das críticas e disse que Traiano "economizou na sabedoria". Valdir Rossoni (PSDB) saiu em defesa de Traiano e chamou Justus para descer da Mesa para debater "de igual para igual." Mas o mal-estar teve final feliz selado com um abraço de Justus e Traiano.

Emocionado

A Escola de Governo teve um clima diferente ontem. Bastante emocionado e com a voz embargada, o governador Roberto Requião fez um pronunciamento e homenageou o ex-secretário de Saúde Cláudio Murilo Xavier, 48 anos, que morreu na manhã de segunda-feira, vítima de infarto. "Que o seu trabalho e sua memória sejam reverenciados. Foi bom ter conhecido Cláudio, trabalhado e ser amigo dele", disse o governador. O corpo de Cláudio Xavier foi enterrado ontem, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.

Pinga-fogo

"Não posso viver da brisa. Não sou rica, vou ter de ter um salário."

Publicidade

Ministra Dilma Rousseff, admitindo que o PT irá pagar um salário para ela, a partir de abril. Dilma vai se licenciar das atividades de ministra e de economista para se dedicar à campanha presidencial deste ano.