O senador Osmar Dias (PDT) distribuiu nota ontem comunicando que ficará afastado de todas as suas atividades pelos próximos 15 dias para tratamento de saúde. Osmar já teve problema semelhante no ano passado, quando também teve que ficar tomando medicamentos em repouso absoluto. O senador está apresentando problemas de má circulação nas pernas.

CARREGANDO :)

Ausência – A licença média de Osmar Dias vai afastá-lo de uma das questões mais importantes para ele mesmo neste primeiro semestre. Seu projeto que regulamenta a atividade do cooperativismo no país estará em discussão com representantes do governo e do Congresso no próximo dia 9. No dia 14 está prevista a entrada da proposta na pauta de votações. Osmar tem tradicionalmente apoio eleitoral das cooperativas.

Até o fim – O presidente estadual do PT, deputado André Vargas, lembra que a prefeitura de Londrina conseguiu mudar as contas públicas do Banco Itaú para bancos oficiais. "O prefeito Nedson agiu dentro da legalidade porque esperou terminar o contrato de exclusividade em 2001. Assim mesmo, a mudança foi gradual para não criar problemas ao funcionalismo e nem prejuízo às instituições", disse.

Publicidade

Ampliação – O secretário estadual da Saúde, Cláudio Xavier, e o diretor de sistemas da secretaria, Gilberto Martin, entregam hoje 17 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Londrina. As unidades ficarão na Santa Casa do município e no Hospital Evangélico. São 12 para adultos e cinco neonatais. Atualmente Londrina possui 94 leitos de UTI.

Dobradinha – Já em campanha para tentar a reeleição para a Assembléia, o deputado Mauro Moraes (PMDB), afirma que sua dobradinha em Curitiba será o diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida, que concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados. "Fui colega do Marcelo na Câmara de Curitiba e sei que é um político sério", afirmou o deputado.

Novo sistema – O Tribunal de Contas do Paraná implantou esta semana o sistema de câmaras, que analisará e julgará as contas dos municípios e das câmaras municipais. "O objetivo é agilizar os processos", afirmou o conselheiro Nestor Baptista, que presidiu a sessão de instalação da primeira câmara.

Poluição – O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), criticou a falta de iniciativa do governo para resolver a questão da poluição no litoral paranaense. Segundo Derosso, que continua freqüentando as praias do Paraná, a região precisa de recursos, caso contrário o problema irá se agravar e como conseqüência afastará os turistas da orla.

Sem perdas – A vereadora de Curitiba Professora Josete (PT) saiu em defesa do projeto do governo federal que muda o Fundef para Fundeb – que prevê a distribuição de recursos da educação para os municípios brasileiros. "O dinheiro do novo fundo será redistribuído dentro do estado, e os recursos da União serão adicionais", afirma.

Publicidade

Matrículas – Alguns prefeitos dizem temer que a mudança na lei provoque uma diminuição dos recursos enviados às cidades do estado, que seriam transferidos às regiões Norte e Nordeste do país. "A única possibilidade é a ocorrência de recursos serem transferidos de um município a outro, dentro do mesmo estado, em função do número de matrículas de cada um", diz Josete. Rodízio – Os líderes dos partidos na Câmara Municipal têm até o próximo dia 15 para indicar os presidentes e integrantes das oito comissões permanentes da Casa. Após este prazo, a indicação será feita pelo presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e a eleição ocorrerá dia 20, em votação no plenário. Em reunião realizada ontem, foram estabelecidas, pela proporcionalidade, as bancadas que terão representantes presidindo e integrando as comissões. Ficou decidido, ainda, que candidatos nas eleições de outubro não poderão assumir as presidências.

Pinga-fogo

* Levantamento da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) constatou que as assembléias de São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul e a Câmara Legislativa do Distrito Federal iniciaram as atividades nesta semana.

* As assembléias de Santa Catarina e Roraima estão trabalhando por conta da convocação extraordinária.

* O Legislativo do Paraná e dos demais estados retornam no dia 15.

Publicidade

* O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde (PC do B), se solidarizou ontem com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Florenzano, afastada do cargo por uma liminar.

* O afastamento se deu por conta de acusações de irregularidade na prestação de contas.

* "O estado do Paraná deve muito ao trabalho de Vicélia, que mantém hoje em Curitiba atletas de alto nível como Daiane Santos, Diego e Daniele Hipólito, Moziah Rodrigues, Laís de Souza e Camila Comin, entre outros", diz Gomyde.