• Carregando...

O Tribunal de Contas do Paraná aprovou ontem o pedido de aposentadoria do conselheiro Rafael Iatauro. A documentação irá agora para o governador Roberto Requião que deverá baixar um decreto autorizando a aposentadoria. Depois de publicada, a solicitação volta ao Tribunal de Contas para registro. Iatauro deve ocupar o lugar de Caíto Quintana, na chefia da Casa Civil, a partir de março.Na Justiça – O presidente estadual do PT, deputado André Vargas, disse ontem que o partido vai processar o presidente do PMDB, deputado Dobrandino Silva, pelas acusações feitas contra o PT e a Itaipu Binacional no começo da semana. Na ocasião, Dobrandino declarou à imprensa e em plenário que o PT "montou um projeto de poder para colocar uma quadrilha roubando o Brasil e que a Itaipu teria contratos irregulares com empresas de publicidade no valor de R$ 32 milhões".

Afastamento – Pessoas próximas do diretor brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, contam que ele estaria ressentido com os ataques do líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB), à sua administração. Samek, que sempre foi amigo de Roberto Requião, teria se queixado do fato do governador não ter interferido na briga. Os interlocutores do diretor de Itaipu lembram que ele seria uma das últimas pontes entre Requião e a cúpula nacional do PT.

Autorização – O relator do pedido de renovação da autorização de funcionamento da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, concedida pelo Senado em 2004, foi o paranaense Osmar Dias (PDT). A autorização prevê a execução, com fins exclusivamente educativos, de serviço de radiodifusão sonora em freqüência modulada.

Parlamentar – Os vereadores do Paraná estarão reunidos em Curitiba no final de março para discutir o papel do parlamentar municipal. Terá presença do presidente da União dos Vereadores do Brasil, Joabes Ribeiro, e mais três presidentes de entidades parlamentares.

Marcha – A Confederação Nacional dos Municípios e a Associação dos Municípios do Paraná vão promover em Curitiba, no dia 14 de março, o Fórum Regional em Defesa dos Municípios. O encontro será realizado no Hotel Bourbon e é preparatório para a 9.ª Marcha a Brasília que a CNM vai promover.

Comitiva – Um grupo de três deputados petistas paranaenses reuniu-se na última quarta-feira com o presidente do Incra, Rolf Hackbart. Os deputados estaduais Luciana Rafagnin, Pedro Ivo e o federal Assis Miguel do Couto foram pedir uma solução para o caso dos posseiros do município de Pinhão, região central do Paraná. A comitiva também apresentou ao secretário nacional da Agricultura Familiar, Válter Bianchini, a situação dos agricultores do Sudoeste do estado, atingidos pela estiagem.

Domésticas – Para o deputado Mauro Moraes (PMDB), a decisão do governo federal em diminuir a alíquota do INSS para o empregador que assinar a carteira da empregada doméstica pode favorecer a implantação do mínimo regional de R$ 437,00. Outra medida, apontada pelo deputado, é a possibilidade que o governo abriu de abater no Imposto de Renda o recolhimento os valores recolhidos à Previdência.

Criatividade – Os vereadores começaram o ano com propostas de lei que devem dar o que falar. Jairo Marcelino (PDT) quer propor a obrigação de depósitos cobertos para os carros apreendidos por motivos previstos na legislação de trânsito. Já Manassés Oliveira (PPS) quer permitir que táxis utilizem as canaletas exclusivas de ônibus. Movimentação – As vereadoras Nely Almeida (PSDB) e Julieta Reis (PSB) e o vereador Jair César (PTB) enviaram requerimento ao prefeito Beto Richa para retirar o canteiro central da Avenida Visconde de Guarapuava. Segundo eles, a medida evitaria que comerciantes fossem prejudicados pela falta de vagas de estacionamento na região.

Pinga-fogo

* A Comissão de Economia da Câmara de Curitiba faz hoje audiência pública de prestação de contas do último quadrimestre do prefeito Beto Richa.

* O secretário de Finanças, Luiz Sebastiani, vai pessoalmente explicar como foi aplicado o dinheiro do contribuinte curitibano.

* Segundo o vereador Paulo Frote (PSDB), membro da comissão, o sistema mostra o quanto é transparente o governo do atual prefeito.

* O vereador Jorge Bernardi (PDT) vai passar o carnaval em Curitiba participando de um congresso sobre ufologia que será realizado nos quatro dias de feriado, das 9 às 18 horas.

* A prefeitura nega que tenha puxado a orelha de dez vereadores por terem aprovado o Fundo de Pavimentação.

* A conversa ficou restrita ao autor da proposta, Jair César (PTB), e o secretário de Governo, Maurício Ferrante, que teria apenas argumentado que a iniciativa deveria partir do Executivo e não do Legislativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]