Estratégia
Influência de Marina levou o PSB às redes
Nas redes sociais, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato do PSB à Presidência da República em 2014, comenta os temas em discussão no país e mostra seu lado pessoal. Recentemente, publicou uma foto com Marina Silva e a mulher, Renata, grávida, quando anunciou que esperava o quinto filho.
Campos entrou no Facebook em junho e já reuniu 59 mil seguidores. Ele tem uma equipe que cuida de seus perfis nas redes, mas boa parte dos posts é produzida sob sua orientação.
A entrada no Twitter aconteceu no mesmo dia do anúncio da aliança com a Rede Sustentabilidade de Marina Silva, transmitido ao vivo por um link no Facebook. Por influência ou não de Marina, que desde as eleições de 2010 está presente nas redes, o PSB também promoveu um chat com o governador que reuniu dez mil internautas.
Peças-chave do xadrez eleitoral de 2014, a presidente Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, reforçaram a presença nas redes sociais no último mês. A presidente voltou ao Twitter no fim de setembro conversando em 140 caracteres com seu alter ego na internet Dilma Bolada. A conta @dilmabr, parada desde o fim das eleições de 2010, pulou de 1,904 milhão de seguidores para 1,999 milhão em um mês. Logo depois, Campos também começou a tuitar pelo @eduardocamposbr e a incentivar no Facebook a mobilização dos internautas para debater propostas do PSB.
A ausência de Dilma das redes sociais durante quase três anos foi avaliada no Planalto como uma falha de comunicação, que ficou evidente durante as manifestações de junho. Hoje o Twitter tem sido usado pela Presidência como um canal para dar respostas imediatas, fugindo à formalidade de uma nota oficial ou de um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão. Até o fim deste mês, será criado o perfil do Planalto no Facebook, com foco na presidente ela tem uma página criada pelo PT, com o nome "Dilma Rousseff".
Os temas a serem abordados pela presidente no Twitter ao longo do dia são definidos pela manhã, na avaliação com sua equipe. É Dilma quem elabora e digita os textos no computador, segundo o Planalto. Algumas vezes são necessários ajustes ao padrão de 140 caracteres do Twitter. Nos fins de semana, os assuntos são escolhidos somente pela presidente.
No fim do mês passado, depois de confirmada a grave lesão na coxa do meia Ronaldinho Gaúcho, ele foi surpreendido com a mensagem da presidente: "Minha solidariedade ao @10Ronaldinho, craque do meu #Galo. Na torcida p/ q ele se recupere a tempo do Mundial". O jogador respondeu afirmando que o apoio da presidente aumentava sua motivação.
Recados cotidianos têm marcado o retorno da presidente. Ela já comentou livros que está lendo, filmes a que assistiu e até deu conselhos. "Bom fim de semana! Divirtam-se, mas NÃO se esqueçam: quem bebe não dirige. #pactopelavida", escreveu. Mas ela também faz anúncios oficias no microblog, como a ação do governo brasileiro para libertar a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, presa na Rússia desde o dia 19 de setembro.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião