O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (foto), vai antecipar a volta das férias, que estava agendada até o dia 31 de janeiro, para o início desta semana. De acordo com a assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na agenda do ministro está prevista uma reunião com um desembargador no final da tarde de hoje. Na terça, Barbosa deve presidir a primeira sessão do CNJ em 2013. A rotina de Barbosa recomeça e o presidente da corte terá como prioridade julgar casos de repercussão geral, aqueles cujas decisões influenciam em ações similares que estão em tramitação no país. Entre os processos que devem passar pelo crivo dos ministros já nas primeiras sessões, estão os recursos sobre a correção de poupança durante os planos Collor 1 e 2. O órgão também deve retomar a discussão sobre o poder de investigação do Ministério Público.
Agenda
Hoje Começa o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reúne gestores municipais em Brasília com a presidente Dilma Rousseff, para reforçar as parcerias entre os municípios e o governo federal.O encontro vai até amanhã.
Quinta-feira Acontece a eleição para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Depois de 15 anos, é a primeira vez que há dois concorrentes para o cargo de presidente da Ordem.
Sexta-feira Serão escolhidos os membros da Mesa Diretora do Senado Federal. O favorito na disputa é o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que nos últimos dias foi alvo de uma série de denúncias.
A novela...
O governador Beto Richa (PSDB) e líderes do PMDB devem se reunir amanhã para tentar chegar a uma definição em torno da maior participação do partido na gestão estadual. As principais resistências para um acordo estariam no fato de os peemedebistas exigirem "porteira fechada" nos órgãos que assumirem e estarem divididos quanto à garantia, desde já, de apoio a Richa em 2014.
...continua
Um dos contrariados seria o líder da bancada na Assembleia Legislativa, deputado Caíto Quintana (foto 1). Nesse cenário, é grande a chance de algum peemedebista ganhar uma secretaria, mas numa negociação pontual e não em nome do partido.
Rede
De olho no apoio dos prefeitos em 2014, o governo federal prepara um pacote de ajuda aos municípios para ser anunciado no encontro que começa hoje em Brasília. Uma das medidas que deverá ser anunciada é a criação de uma Rede Nacional de Apoio às prefeituras, que será ligada à Secretaria de Relações Institucionais. A ideia de criação da rede foi adiantada ontem pela ministra Ideli Salvatti, durante encontro com prefeitos do PCdoB.
Pinga-fogo
"É uma situação nova na antevéspera da eleição e que vai exigir um reposicionamento do partido [PMDB]."
Alvaro Dias (foto 2, PSDB-PR), senador, sobre a denúncia encaminhada pelo procurador-geral da República ao STF contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), candidato à presidência do Senado.