Acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que passou uma semana em férias, e pela primeira vez desde que assumiu o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (14) de uma série de eventos em Roraima. Lula assinará os atos para construção do Porto de Caracarai, no Rio Branco, e destinará R$ 300 milhões para reforma da BR-174 que liga o Estado a Manaus. A comitiva presidencial desembarca às 10 horas no Aeroporto Internacional de Boa Vista, onde haverá um ato de inauguração das obras de ampliação do local.

CARREGANDO :)

Um dos alvos da visita do presidente é o reconhecimento do trabalho do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que disputará as próximas eleições no Estado. O senador ganhou o apoio público do presidente depois de ajudar o governo em tarefas difíceis dentro do Congresso, como, por exemplo, na sua atuação como relator da CPI da Petrobras. Alvo da oposição, a CPI tem sido mantida sob controle forte do governo, especialmente porque Jucá é o relator da comissão.

A última vez que Lula visitou Roraima foi em 2002, na campanha que o elegeu presidente da República. O líder nega que ele esteja novamente em campanha eleitoral. "Não é isso, mas, sim, uma ação forte para que o Estado consiga se reestruturar, após ter sido penalizado com a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol", alegou.

Publicidade

Segundo o líder do governo no Senado, o presidente voltará ao Estado em dezembro para acertar com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, os termos do acordo que permitirá ao Brasil substituir a Colômbia como exportador de produtos avaliados em US$ 7 bilhões.