A deputada Cida Borghetti vai ficar no PP e tentar a reeleição à Assembléia Legislativa. A decisão foi tomada na noite de sábado, após uma reunião da qual participaram também o marido da parlamentar, o deputado federal Ricardo Barros, a direção do PP no Paraná e o grupo político do casal. De acordo com Cida Borghetti, o que pesou foi a união para reconstruir o partido no estado, que perdeu dois deputados para o PMDB nos últimos dias de filiação. A deputada tinha convites do PFL e do PSDB.
Impulso Os deputados estaduais votam amanhã, em segunda discussão, o projeto de lei que cria o pólo tecnológico de Foz do Iguaçu. A proposta de Reni Pereira (PSB) prevê menos pa-gamento de ICMS para empresas do setor de informática, eletroeletrônica e telefonia que se instalarem em Foz. As peças e componentes importados pelas indústrias não pagariam o imposto na entrada e teriam um crédito presumido de 80% na saída do produto industrializado. O ICMS seria 2,4% nas vendas interestaduais.
SOS A Assembléia promove na terça-feira, às 9 horas, a audiência pública que vai discutir a criação da lei estadual que criará o SOS Racismo, um instrumento legal para combater a discriminação no estado. O presidente da Casa, Hermas Brandão (PSDB), já recebeu as primeiras sugestões para a elaboração do projeto entregues pelo jornalista Saul Dorval da Silva, do Instituto Brasil-África, e pelo advogado André Luiz Nunes da Silva, do Instituto de Pesquisa da Afrodescendência.
Debate Está previsto para ser realizado também na terça-feira uma audiência pública, às 8h30, para discutir a instalação de usina hidrelétrica no Rio Tibagi. O evento foi proposto pelo deputado José Maria Ferreira (PMDB) e será realizado no plenarinho da Assembléia.
Examinados O deputado Luiz Carlos Martins (PDT) vai devolver na terça-feira à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o projeto que obriga o estado a realizar anualmente exames psiquiátricos em policiais civis e militares da ativa. Caso seja comprovada alguma anormalidade, o policial deverá ser afastado da função por três meses para tratamento. O polêmico projeto é de autoria de Mário Sérgio Bradock (PMDB) e Luiz Carlos Martins pediu vistas para analisar melhor a proposta.
Desnecessário O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, ainda não está convencido da necessidade de um plebiscito no próximo dia 23 para sondar a opinião dos brasileiros sobre a proibição do comércio de armas. Para o deputado, o referendo é "inútil" porque a população não tem opinião formada sobre o assunto e o governo não deveria basear-se apenas na consulta popular para tomar a decisão. "Nem eu sei como votar. Esse é um assunto sério demais para ser resolvido assim no afogadilho", disse Rossoni.
Benefício Amparado pelo Estatuto do Idoso, a vereadora Nely Almeida (PSDB) pretende ampliar a isenção da passagem de ônibus para os idosos. O projeto de Nely irá para análise no plenário nas próximas sessões aumentando a abrangência da lei de 65 para 60 anos, mas beneficiando apenas aqueles com rendimento inferior a dois salários mínimos. Atualmente em Curitiba, ao se completar 65 anos a passagem passa a ser gratuita.
Confronto Uma nova votação de veto do prefeito Beto Richa na Câmara de Curitiba promete polêmica, na próxima terça-feira. Um projeto do vereador Fábio Camargo (PFL), aprovado em plenário, prevê o ingresso gratuito de pessoas com deficiência nos espaços culturais da prefeitura. O prefeito vetou e Camargo promete mobilizar a Câmara e os deficientes na tentativa de derrubar o veto.
Concorrida A vereadora Julieta Reis filiou-se ao PSB com presenças de cúpula tucana de Curitiba, como o prefeito Beto Richa, os secretários Maurício de Ferrante, Luís Sebastiani e Fernando Ghinghone, além dos ve-readores Luiz Ernesto, Celso Torquato, João Cláudio Derosso, Nely Almeida e Paulo Frote. Para mostrar que vai adotar a cartilha do socialismo tropical, assinou a filiação com caneta vermelha.
Fico Após a entrega do PPA e do Orçamento na Câmara de Curitiba o presidente João Cláudio Derosso disse ao prefeito Beto Richa que não se deixou seduzir pelo canto da sereia do PFL e vai continuar mesmo no PSDB. E mais: pretende se reeleger presidente do Diretório Municipal tucano.
Pinga-fogo
* O presidente estadual do PSB, Severino Araújo, agora tem uma dor de cabeça com a filiação de Julieta Reis ao partido.
* Única representante da legenda na Câmara de Curitiba, a vereadora pretende disputar a presidência do diretório municipal.
* Os secretários municipais que vão disputar as eleições do ano que vem terão mais tempo para ficar na prefeitura.
* Beto Richa garante que só vai remodelar o secretariado em abril período máximo para os candidatos que pretendem concorrer às eleições proporcionais deixarem os cargos no Executivo.
* Durante uma conversa na Câmara de Curitiba, o vereador Serginho do Posto (sem partido) confessou as qualidades que procura para se tornar um político influente na cidade.
* "O poder do João Cláudio Derosso, a inteligência de Paulo Salamuni, a serenidade de Celso Torquato e a coragem de Luís Ernesto", disse Serginho, entre risos dos companheiros de Câmara.