O humorista Dedé Santana será candidato à Câmara Federal pelo Paraná nas eleições de 2010. O ex- integrante do grupo "Os Trapalhões" esteve em Brasília e conversou com o senador Osmar Dias sobre sua candidatura pelo PDT. Augustinho Zucchi, deputado estadual e presidente do PDT no Paraná, contou que o artista reside atualmente em Santa Felicidade e que tem seu domicílio eleitoral em Curitiba. "Nos próximas semanas ele e o senador devem se encontrar novamente para acertar a data da filiação", confirmou. Atualmente Dedé Santana faz parte do elenco do programa Turma do Didi, comandado por Renato Aragão, que vai ao ar aos domingos na Rede Globo.

CARREGANDO :)

Aumento quase certo

O reajuste real aos aposentados que recebem acima do salário mínimo deve mesmo sair. Três dias depois de o presidente Lula comentar que o governo federal estuda a medida, o ministro da Secretaria- Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, fez a mesma afirmação ontem. Ainda não há porcentual definido.

Publicidade

Motivos

"No mundo inteiro, a expectativa de vida dos trabalhadores aumenta. Não podemos ir na contramão e reduzir drasticamente a idade de aposentadoria quando as pessoas estão vivendo mais", justificou Dulci.

Convite a Mantega

O vice-líder do PPS, deputado Arnaldo Jardim (SP), apresentou um requerimento de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara para convocar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para explicar os motivos da mudança contábil feita pela Petrobras, que teria causado prejuízo à Receita Federal. Jardim ficou insatisfeito com as respostas dadas até agora. O requerimento será votado em agosto.

Sem férias 1

Publicidade

O deputado federal Ricardo Barros e a deputada estadual Cida Borghetti, ambos do PP, vão aproveitar o recesso de julho para visitar cidades no interior paranaense. Candidatos certos para 2010, eles vão aproveitar o tempo para ficar perto do eleitorado.

Sem férias 2

O presidente do PTB do Paraná, o deputado federal Alex Canziani também não quer perder tempo. Canziani começou o périplo nesta quinta-feira, e vai percorrer 13 municípios da Região Noroeste até sábado, dos quais seis somente hoje.

Matinhos

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TC) manteve ontem decisão tomada pela Primeira Câmara do TC em 2007, que determinou que o ex-prefeito de Matinhos Acindino Ricardo Duarte e o ex-secretário de Saúde Luiz Carlos Tetor Pereira devolvam R$ 90,6 mil aos cofres públicos, que teriam sido desviados. Eleito para o mandato 2001-2004, Duarte foi afastado do cargo em fevereiro de 2003, após decisão da Assembleia Legislativa que determinou intervenção no município, atendendo ao pedido do governo estadual.

Publicidade

Placa ilegal

A apuração de crime pelo uso de endereços paranaenses para registro de automóveis que, na realidade, circulam em São Paulo, seguirá com a Justiça paulista. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu ao pedido de um juiz de Curitiba, que afirmava não ter competência para julgar esses casos, porque a sonegação fiscal ocorreu em São Paulo.

Procurador-geral

No Diário Oficial da União de ontem consta o decreto presidencial que nomeia Roberto Monteiro Gurgel Santos para o cargo de procurador-geral da República. O nome de Gurgel foi aprovado pelo plenário do Senado na semana passada.

Uma hora a mais

Publicidade

A partir de primeiro de agosto, a prefeitura de Londrina vai funcionar das 8 h às 18 h, ininterruptamente. O decreto que estipula o novo horário foi assinado ontem pelo prefeito da cidade, Barbosa Neto. Atualmente o horário de atendimento é das 8h30 às 17h30.

Pinga-fogo

"Jamais permitiremos que eventuais circunstâncias, sejam elas partidárias ou eleitorais, nos afastem."

Do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), sobre o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Os dois voltaram a cogitar publicamente ontem a hipótese de união na eleição presidencial de 2010. Aécio disse que a aliança com Ciro é "realizável".