• Carregando...

O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), disse que o IPVA do Paraná deve ter "equilíbrio" em relação ao mesmo tributo em outros estados, que cobram mais imposto e costumam reclamar dos paranaenses. São Paulo, por exemplo, cobra 4% de taxa no IPVA, enquanto o Paraná cobra 1% para locadoras e 2,5% para veículos particulares. Resta saber qual estado Justus está defendendo ao justificar a necessidade de aumento do IPVA no Paraná.

Interesse – Ou os deputados estaduais já decidiram como agirão na segunda votação do projeto de lei que acaba com a tarifa mínima da água ou eles estão pouco interessados pelo tema. Na audiência pública de terça-feira para discutir o assunto, houve a participação de apenas dois parlamentares. Um foi o próprio autor do projeto, Augustinho Zucchi (PDT), e o outro, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do governo, chegou atrasado e saiu mais cedo.

Trabalho – Nesta semana, por sinal, os deputados estaduais paranaenses parecem que deram uma continuação ao feriado da Proclamação da República. Foi uma semana tranqüila no Legislativo, com sessões curtas, sem muitas discussões. E hoje não haverá nem sessão.

Saiu – O deputado estadual Fábio Camargo vai substituir Emerson Palmieri na secretaria-geral do PTB paranaense. Palmieri, para quem não lembra, foi um dos denunciados no esquema do mensalão do governo Lula. A decisão de troca de cargo foi decidida ontem por Fábio Camargo em reunião, em Brasília, com o vice-presidente da legenda, Flávio Martinez, e o presidente nacional petebista, Roberto Jefferson – outro pivô das denúncias do mensalão.

Escapou 1 – O deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB) vai permanecer ocupando sua cadeira na Assembléia Legislativa, pelo menos por enquanto. O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Antônio Lopes de Noronha, acatou na segunda-feira o recurso especial apresentado pelo deputado e concedeu medida cautelar suspendendo a decisão que tornou o deputado inelegível por cincos anos. "Eu não estava preocupado porque sabia que a Justiça ia corrigir a decisão anterior e vou provar minha inocência", disse o deputado.

Escapou 2 – Dobrandino está se defendendo de uma ação em que foi condenado em 1998 por ter feito contratações irregulares durante seu mandato na prefeitura de Foz do Iguaçu, entre 1993 e 1996. De acordo com o Ministério Público, em 1995 ele teria firmado contratos ilegais com a Cooperativa Comunitária Mista do Porto Meira Ltda, contratando 125 servidores para trabalho temporário sem concurso público.

Estudo – O horário de fechamento da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, pode mudar das 20 horas para as 22 horas. A proposta foi aprovada ontem na Assembléia Legislativa, em primeira discussão, e depende de mais duas votações antes de ser enviada para sanção do governador. Pelo projeto, do deputado Péricles de Mello (PT), o horário de fechamento nos sábados também mudaria das 13 para as 20 horas. A idéia é oferecer mais tempo para que a população freqüente o espaço.

CPMF – O senador Osmar Dias (PDT) disse ontem que encaminhou ofício ao Ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, colocando à disposição o cargo de delegado regional do Trabalho no Paraná, ocupado pelo pedetista paranaense João Graça, uma indicação de Osmar. O motivo é a votação da prorrogação da CPMF no Senado. "O meu partido fechou questão através da sua Executiva, mas os senadores não fecharam questão sobre a prorrogação. Se as condições que o PDT impôs ao governo não forem cumpridas, eu voto contra", disse.

* * * * *

"Se a vontade é de fazer um plebiscito, que aproveitem e façam um para discutir o aumento das taxas e dos impostos. Vamos ouvir a população e saber o que ela acha desse abuso proposto pelo governador."

Ademar Traiano, líder do PSDB na Assembléia, dizendo estranhar a proposta de aliados de Requião de fazer uma consulta pública para saber o que o paranaense pensa do pedágio.

* * * * *

Pinga-Fogo

O prefeito de Curitiba em exercício, Luciano Ducci, encerrou ontem os dez dias no cargo reunindo 25 vereadores, secretários municipais e administradores regionais num café da manhã na prefeitura.

••• O encontro acabou sendo palco de discursos a favor da repetição da dobradinha Beto Richa-Ducci para as eleições de 2008. "A prefeitura está em boas mãos e a base apóia a reeleição da chapa completa", disse o líder do governo, Mário Celso Cunha (PSB).

••• Já Beto Richa volta hoje com a corda toda para o posto de prefeito, depois de passar dez dias fora, em missão oficial no Japão e Estados Unidos.

••• Nesta quinta-feira, Richa assina o contrato com a Caixa Econômica Federal para construção de dois novos restaurantes populares em Curitiba, nos bairros CIC e Sítio Cercado, e autoriza a construção de 181 casas, que beneficiarão famílias da Vila Alto do Bela Vista, ocupação irregular no bairro São Miguel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]