Calor provoca chuvas fortes no Paraná
A maior parte dos paranaenses vai enfrentar um dia de temperaturas elevadas nesta sexta-feira (9). Segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, durante a tarde, pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas devem atingir todas as regiões. O tempo instável é provocado pelo encontro de uma frente fria com o calor que está sobre a região. Veja a previsão completa para o Paraná
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de temporais isolados com chuva forte às defesas civis dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Na tarde e noite desta quinta, áreas de instabilidade voltam a provocar pancadas de chuva no Mato Grosso e na região serrana do Rio de Janeiro, com a possibilidade de queda de granizo. Quinta e sexta, a chuva permanece no sul de Goiás e atinge o Rio Grande do Sul. No sábado, há risco de temporais, com queda de granizo, no oeste, centro, norte e leste do Rio Grande do Sul. De quinta até o próximo domingo, a chuva atingirá o Triângulo Mineiro, oeste, sul e Zona da Mata mineira; o Mato Grosso do Sul e o Estado de São Paulo. Durante o período, não está descartada a ocorrência de granizo localizado.
Na sexta e no sábado, áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil provocarão pancadas de chuva no Paraná e Santa Catarina. No domingo, o risco de temporais com queda de granizo persiste sobre o norte do Paraná. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento entre 50km/h e 80 km/hora, nos nove Estados.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos para os Estados do Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Deixe sua opinião