• Carregando...

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou um alerta nesta terça-feira às defesas civis de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul sobre a possibilidade de ocorrer ventos fortes, mar agitado e queda de temperatura nos estados entre hoje e amanhã.

A previsão indica que a velocidade dos ventos poderá chegar a 70 quilômetros por hora no sul e leste catarinense e a 80 quilômetros por hora em todo o Rio Grande do Sul, especialmente no sul e leste. Os ventos constantes podem chegar a 40 quilômetros por hora. A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas que não ofereçam proteção contra ventos fortes.

Segundo a secretaria, o vento forte é conseqüência da presença de um ciclone extratropical no oceano. Esse fenômeno, típico da região Sul, é diferente do ciclone Catarina, classificado por pesquisadores como o primeiro furacão da América do Sul. Em março de 2004, o Catarina atingiu moradores de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A previsão meteorológica indica ainda que amanhã o mar estará agitado com ondas em alto mar de até quatro metros em todo o litoral catarinense e gaúcho e até 3,5 metros nos pontos mais distantes da costa paranaense com propagação de sul. Por causa das condições de navegação, a Sedec desaconselha o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a temperatura mínima poderá variar entre -1ºC e 3ºC, enquanto nas outras localidades desses estados, deverá atingir entre 5°C e 10°C. No Paraná, os termômetros poderão marcar temperatura mínima de 0°C a 4°C nas áreas de maior altitude e entre 5°C a 10°C nas demais regiões.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos orientaram os avisos sobre ventos fortes, frio intenso e mar agitado para o sul do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]