Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram nesta segunda-feira para as defesa civis do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a fim de prevenir sobre a ocorrência, nesta segunda e terça-feira, de chuva forte, raios e ventos de até 60 quilômetros por hora. É possível também a queda de granizo localizado.
A previsão meteorológica indica que os temporais poderão ocorrer de forma isolada em todo o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina; especialmente na região do Oeste ao Litoral Sul do Estado, e no Paraná, principalmente no sudoeste paranaense.
Essa mesma previsão valerá na quarta-feira para Santa Catarina. A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras - zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas.
É aconselhável também que o cidadão busque abrigo em locais que ofereçam proteção contra raios e ventos fortes. As defesas civis estaduais podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.A previsão de temporais tem a ver com uma frente fria sobre a Região Sul que favorece a ocorrência de pancadas de chuva. Apesar da intensa precipitação pluvial prevista, técnicos da Sedec ressaltam que a chuva esperada poderá apenas amenizar os efeitos da estiagem.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar mortes, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos municipais e estaduais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subsidiaram os avisos sobre a ocorrência de temporais nos três Estados.
As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional.