A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alertou nesta quarta-feira os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sobre a ocorrência, entre quarta e quinta-feira, de chuva forte, ventos e mar agitado.
De acordo com a Defesa Civil, no litoral norte do Rio Grande do Sul pode haver chuva forte com ventos de até 100 km/h ainda nesta quarta-feira. Essa mesma previsão vale para o litoral ao Planalto Catarinense, especialmente no Planalto Sul e no litoral sul do estado. No litoral sul de São Paulo, na costa e no leste do Paraná, também poderá chover forte, com ventos de até 70 quilômetros por hora.
A Defesa Civil informou que os ventos e as chuvas são conseqüências de um ciclone extratropical que está sob o oceano na altura dos estados da Região Sul. Esse fenômeno, típico dessa parte do país, é diferente do Catarina, classificado por pesquisadores como o primeiro furacão da América do Sul. Em março de 2004, o Catarina atingiu moradores de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A Defesa Civil alertou também sobre a previsão de mar agitado, entre quarta e quinta-feira, na costa da Região Sul e de São Paulo, e sobre o risco de ressaca nos litorais catarinense e norte gaúcho. Em alto mar, as ondas poderão atingir até 7 metros nas costas catarinense e gaúcha, até 4 metros no litoral sul de São Paulo e até 5 metros no Paraná.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião