Brasília (ABr) A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou ontem alertas aos estados do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul sobre a possível ocorrência, de hoje até amanhã, de chuvas fortes, raios e ventos com até 70 quilômetros por hora. Neste período, é provável também a ocorrência de granizo em áreas isoladas dos três estados.
Segundo a Sedec, a partir da noite de quarta-feira e pelo menos até a quinta-feira, a temperatura deverá baixar em toda a Região Sul. A secretaria avisa também sobre o mar agitado, nos dias 24 e 25, com ondas de até 3 metros, no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Hoje e amanhã, poderão conviver com temporais os moradores de todo o Rio Grande do Sul; de Santa Catarina, em especialmente do oeste ao sul do estado; e do centro e do sul do Paraná. A intensa precipitação pluvial prevista implica riscos de alagamento, deslizamento de terra e escorregamento de pedras.
Frio
Nas áreas de maior altitude no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a temperatura deve cair a partir da noite da quarta e até a quinta-feira, ficando entre 2 e 5 graus Celsius. Nas demais regiões dos dois estados, neste período, a temperatura deve variar de 7 a 10 graus.
No Paraná, a temperatura nos municípios mais altos deve variar entre 5 e 8 graus nesse período. No restante do estado, a variação prevista é de 10 a 14 graus. A Sedec recomenda que os moradores de rua recebam abrigo contra o frio e que agricultores do sul e do oeste gaúchos e do oeste, meio-oeste e Planalto Sul catarinenses protejam as lavouras da geada, especialmente na madrugada e na manhã de quinta-feira.
A previsão de mar agitado em toda a extensão do litoral gaúcho e catarinense, com ondas de até três metros em águas afastadas da costa, faz a Sedec alertar sobre o risco do trânsito com embarcações pequenas e médias.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião