As principais deficiências na infra-estrutura dos portos brasileiros foram o tema de uma ampla pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Logísticos (CEL), do Coppead/UFRJ, cujos resultados serão divulgados no próximo dia 15, no primeiro dos três dias de duração do XI Fórum Nacional de Logística, no Rio.
De acordo com o CEL, a pesquisa constitui uma das mais detalhadas radiografias já feitas dos portos brasileiros e aponta como inevitáveis os reflexos da situação atual sobre as exportações.
Para o diretor do CEL e coordenador da pesquisa, Paulo Fleury, somente a privatização desses acessos poderia garantir o volume de recursos exigidos para obras em terra e dragagem dos canais marítimos de acesso aos principais portos brasileiros.
Numa escala de zero a cinco, os responsáveis pelos terminais privados de contêineres deram nota abaixo de 2,5 para o nível de melhoria nestes itens nos últimos anos, os quais dependem de ações do governo federal.
Além das críticas ao modelo de gestão estatal dos acessos aos portos brasileiros, uma grande variedade de temas relativos aos transportes e ao armazenamento e movimentação de cargas, estará sendo debatida no Fórum.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”