Fruet: anúncio na quarta-feira.| Foto: Divulgação
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Parece estar próxima a decisão do ex-deputado federal Gustavo Fruet (foto) da escolha do partido pelo qual ele disputará a eleição para prefeito de Curitiba no ano que vem. Nos dois últimos dias, o ex-tucano se encontrou em Brasília com os ministros petistas Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e Paulo Bernardo, das Comunicações; com o ex-senador Osmar Dias (PDT); com o senador Alvaro Dias (PSDB); e com a deputada federal Rosane Ferreira (PV). Até agora, Fruet não disse publicamente por qual partido tem preferência. Nos bastidores, porém, é dada como mais provável a filiação dele ao PDT ou ao PV. O prazo final para a escolha é 6 de outubro, daqui a três semanas.

Acertando os ponteiros

Publicidade

A bancada do PMDB na As­sembleia Legislativa do Paraná garante ter recebido a concordância da Executiva nacional do partido a respeito da adesão ao governo Beto Richa (PSDB) no estado. Segundo o líder da bancada, deputado Caíto Quintana (foto), a direção nacional disse que a situação no Paraná é idêntica à de outros estados e que, se a decisão foi no sentido de fortalecer o partido, conta com o aval do comando em Brasília. "Também tivemos uma conversa muito boa com o [senador Roberto] Requião, na qual expusemos que essa foi uma decisão de bancada e não de partido", afirmou Caíto.

Aliás...

Dados como certos no PSD, os vereadores Roberto Hinça e Jairo Marcelino negam que estejam de saída do PDT. Hinça diz que foi, de fato, convidado, e que pode se transferir caso as condições políticas no novo partido lhe favoreçam, mas negou que isso tenha qualquer relação com o possível desembarque de Gustavo Fruet no partido. Já Marcelino diz que aguarda a chegada (ou a desistência) de Fruet para decidir seu destino.

Em 5 dias

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o nome escolhido para substituir a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie deve ser anunciado dentro de cinco dias. Dilma conversou com a imprensa antes de discursar em evento sobre gestão de compras governamentais em Brasília. Dilma não respondeu se será escolhida uma mulher para a vaga deixada por Ellen Gracie. A aposentadoria da ex-ministra foi publicada no início de agosto no Diário Oficial da União.

Publicidade

Primeira derrota

O governador Beto Richa (PSDB) sofreu ontem sua primeira derrota na Assembleia Legislativa. Os deputados derrubaram o veto do governo ao projeto de Stephanes Jr. (PMDB) e Marcelo Rangel (PPS) que institui os Jogos Paradesportivos no estado. Além de destacarem a importância social da proposta, os parlamentares rebateram os argumentos de que a matéria seria de competência exclusiva do Executivo. Apesar de se tratar de uma derrota meramente simbólica, o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), disse que iria liberar os deputados na votação, com a anuência de Richa. A essa altura, porém, a derrota já era inevitável.