O deputado paranaense Cézar Silvestri (PPS) se licencia do mandato amanhã para reassumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e abre uma brecha que só deve ser preenchida após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga pode ser ocupada por Luiz Carlos Setim (DEM) ou João Destro (PPS), de acordo com a interpretação da corte sobre qual critério de escolha será seguido a ordem de votação na coligação ou no partido.Se depender da Câmara, será indicado o mais votado na coligação.
Nesse caso, Setim assumirá a vaga de Luiz Carlos Hauly (PSDB), que também se licenciará para voltar à Secretaria Estadual da Fazenda. E a vaga de Silvestri fica com Luiz Nishimori (PSDB). Ontem, porém, um mandado de segurança elaborado por Destro no STF foi distribuído para relatoria do ministro José Antônio Dias Toffoli.
A tendência é que o caso seja julgado ainda nesta semana e há chance de uma reviravolta. Se isso ocorrer, Nishimori fica com a vaga de Hauly e Destro com a de Silvestri. "Não estou tão ansioso, mas acho que serei empossado", disse Destro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink