Pinga-fogo
" O discurso de posse, a escolha de alguns ministros, as primeiras medidas tomadas ou anunciadas, tudo transmite contradição, ausência de sentido e a noção de um grande equívoco. "
Marina Silva, ex-senadora, sobre o início da gestão Dilma Rousseff.
Nomeado secretário do Esporte e Turismo do Paraná para o segundo mandato do governador Beto Richa (PSDB), o deputado estadual Douglas Fabrício (PPS, foto) só tomará posse no Executivo em fevereiro. Segundo o parlamentar, ele fez o pedido a Richa para que possa concluir as últimas atividades do atual mandato na Assembleia Legislativa, como as reuniões de prestação de contas pelo interior do estado. Douglas vai tomar posse num novo mandato de deputado em 1º de fevereiro e migrará oficialmente para o Executivo no dia 5. Até lá, quem responde pela pasta do Esporte e Turismo é o diretor-geral, Alberto Martins de Faria, que tem mantido Douglas informado dos assuntos da secretaria.
Aliás...
Quem também não foi empossado no cargo de secretário até agora é Eduardo Sciarra (PSD). O chefe da Casa Civil escolhido por Richa está de férias com a família e só vai tomar posse no próximo dia 16. Alexandre Teixeira, diretor-geral da pasta, é quem assina os despachos no lugar de Sciarra.
Despesas com combustíveis
A Assembleia Legislativa do Paraná publicou no seu último Diário Oficial a distribuição das despesas com combustíveis e lubrificantes para este mês de janeiro. A presidência, a primeira secretaria e a primeira vice-presidência têm direito a 2 mil litros cada uma. Já as lideranças dos partidos têm direito a mil litros cada.
Criacionismo na gaveta
O fim do mandato atual dos deputados estaduais obriga que projetos que não foram votados sejam arquivados. Dentre os mais polêmicos, está a proposta de Artagão Jr. (PMDB) que prevê o ensino do criacionismo nas escolas públicas e privadas do estado. O peemedebista, no entanto, pode reapresentar o texto.
Não é bem assim
Depois de passar vários meses negando que concorreria novamente à prefeitura de Curitiba em 2016, Ratinho Júnior (PSC) se sensibilizou com o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas que o colocou em primeiro lugar nas intenções de voto 38%, contra 17% de Gustavo Fruet (PDT) e 10% de Luciano Ducci (PSB). Em entrevista ao portal Bem Paraná, ele disse que "fará uma reflexão" sobre uma possível candidatura. Até o momento, ele se colocava apenas como postulante ao Palácio Iguaçu, em 2018.
Parceiro é parceiro
Eleito com apoio do prefeito Gustavo Fruet (PDT), o novo presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Aílton Araújo (PSC), começa o mandato reforçando o discurso de parceria. "Se o prefeito estiver sendo mal avaliado, é porque nós não estamos trabalhando direito, pois nossa obrigação é ajudar a cuidar da cidade", disse Araújo, em entrevista publicada ontem no site da Câmara. O índice de desaprovação de Fruet, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, publicado pela Gazeta do Povo na segunda-feira, está em 50%.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa