A Justiça do Distrito Federal autorizou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado no julgamento do mensalão, a realizar viagens a Goiânia e a São Paulo. Ele cumpre regime aberto em Brasília, passando as noites e os fins de semana em sua casa.
A decisão foi tomada na sexta-feira (21) pelo juiz da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Distrito Federal, Nelson Ferreira Júnior, que também liberou a viagem do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), também condenado pelo mensalão.
A autorização de Dirceu acabou suspensa neste sábado (22) pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, relator dos processos de execução penal do mensalão. O Ministério Público deu parecer contrário à saída do ex-ministro da capital federal.
Com o aval do juiz, Delúbio poderá ficar fora de Brasília entre os dias 24 e 29 de novembro e 1º e 18 de dezembro. Ele argumentou que terá compromissos relativas à sua função de assessor na direção da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
No despacho, Ferreira informou aos advogados que "não serão autorizados novos pedidos de viagem a trabalho" e afirmou que a defesa deve se "atentar quanto à duração dos períodos de viagem solicitados (...) de modo a não se retirar o caráter aflitivo e pedagógico da pena em execução, mesmo porque a prisão domiciliar já constitui verdadeiro abrandamento".
O juiz determina ainda que, ao chegar ao seu destino, Delúbio terá que "apresentar-se à autoridade policial mais próxima ou responsável pela região onde se localizam os endereços indicados, de modo a viabilizar a fiscalização das condições estabelecidas para o benefício de prisão domiciliar, com a apresentação do devido comprovante de ciência das delegacias".
O ex-tesoureiro foi condenado a seis anos e oito meses de prisão no julgamento do mensalão pelo crime de corrupção ativa por envolvimento no esquema de desvio de dinheiro público para compra de apoio no Congresso durante o início do governo Lula.Ele foi preso no dia 16 de novembro de 2013, mas como trabalhou enquanto cumpria a pena no regime semiaberto conseguiu em setembro deste ano autorização para cumprir prisão domiciliar.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião