Em reunião reservada com o coordenador de fiscalização da Receita Federal, Marcelo Fisch, e o delegado da Polícia Federal, Luiz Flávio Zampronha, a CPI dos Correios foi informada nesta quarta-feira que toda a ex-cúpula do PT já foi notificada por sonegação fiscal: o ex-presidente José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o ex-secretário-geral Silvio Pereira. Dentro de duas semanas, uma ação fiscal também será instaurada contra o ex-ministro José Dirceu. De acordo com Fisch, a Receita está investigando pelo menos 71 contribuintes.- Já foram abertas 24 ações fiscais, entre elas contra Genoino, Delúbio e Silvio Pereira. Há indícios de irregularidades também em relação a José Dirceu, mas a ação fiscal ainda não foi instaurada - confirmou o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).
Na lista dos notificados pela Receita estão ainda o presidente nacional do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, e a diretora financeira da SMP&B Propaganda, Simone Vasconcelos. Ambos terão de prestar esclarecimentos sobre o dinheiro sacado das contas do empresário Marcos Valério de Souza. De acordo com Valério, Costa Neto teria sido beneficiário de pelo menos R$ 10,8 milhões. Já Simone Vasconcelos terá de comprovar para quem repassou os R$ 5 milhões que sacou pessoalmente, sob pena de ter de pagar multa de até 60% sobre esse valor. O mesmo deverá acontecer com os demais sacadores e beneficiários do chamado valerioduto.
Até sexta-feira a comissão deverá receber um relatório completo sobre os 71 mandados de procedimentos fiscais já abertos e as 24 ações fiscais instauradas, sendo 14 de pessoas jurídicas e dez de pessoas físicas. A Receita já identificou mais 17 contribuintes com indícios de irregularidades em suas declarações, sendo 12 com relevância tributária. É neste grupo que estaria o deputado José Dirceu.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia