O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares se classificou, em depoimento na CPI do Mensalão, como "fiel seguidor do presidente Lula" e tentou driblar a pergunta sobre seu relacionamento com o presidente. Indagado pelo deputado Júlio Redecker (PSDB-RS) se seria amigo de Lula e teria intimidade com ele, Delúbio desconversou:
- Eu sou militante do Partido dos Trabalhadores e o presidente Lula foi presidente do partido por muitos anos. Admiro muito (o presidente).
- É amigo dele? Sim ou não?
- Eu admiro muito - repetiu Delúbio.
- O senhor tem amizade por ele? - forçou Redecker.
- Já respondi a questão, senhor deputado.
Sobre a viagem oficial de Lula à Namíbia, na África, que Delúbio acompanhou, como integrante da comitiva, o ex-tesoureiro do PT argumentou que representantes de outros partidos também foram convidados. E negou ter participado de qualquer reunião oficial.
- Mas, de acordo com o relato de alguns deputados, durante o vôo, o senhor esteve na cabine presidencial com Lula - afirmou Redecker.
- Não me recordo - respondeu Delúbio.
Depois de todas as perguntas, o deputado tucano concluiu:
- Custa-me crer que Lula e José Dirceu não sabiam de todas estas operações.
Antes, indagado sobre o fato de Lula se dizer traído por 'práticas inaceitáveis' no PT, Delúbio afirmou não ser traidor, mas não quis comentar a declaração do presidente:
- Eu respeito muito o presidente Lula e, como fiel seguidor do presidente Lula, não questiono suas opiniões. Sou admirador do presidente Lula.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast