A Executiva Nacional do DEM pediu nesta quinta-feira (5) que o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) deixe o cargo de segundo vice-presidente da Câmara e, consequentemente, a função de corregedor da Casa. Em nota assinada pelo presidente da sigla, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o partido determina ainda o encaminhamento das denúncias contra o deputado à Comissão de Ética do DEM.
"Renunciar? Por quê? Eu tô sendo condenado por que tribunal?", indagou o deputado nesta quinta-feira.Moreira é acusado de ocultar de sua declaração de bens à justiça eleitoral um castelo de mais de R$ 20 milhões em São João do Nepomuceno (MG). Ele alega que o imóvel está em nome de um de seus filhos.
O corregedor diz não ver motivo para deixar a função, mas considerou "justo" um eventual processo para investigá-lo na Casa, mas disse não desejar que isto aconteça.
Ele disse também não ver problemas em dar explicações à Executiva do partido, como defendeu o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO). O corregedor, no entanto, não apresentou nenhum documento para comprovar suas afirmações.
Outra denúncia contra ele foi feita pela Procuradoria Geral da República e já está no Supremo Tribunal FEderal. A empresa de segurança do deputado é acusada de recolher as contribuições previdenciárias dos funcionários e não repassar à Previdência Social. Moreira afirma já ter feito o pagamento e ter enviado comprovantes à Justiça.
A nota da Executiva do DEM afirma que o partido não concorda com as afirmações de Moreira sobre a impossibilidade dos deputados julgarem os colegas. O partido lembra que teve o primeiro presidente do Conselho de Ética em 2001 e que defende a existência do órgão.
O partido afirma que qualquer decisão do parlamentar no cargo de corregedor estaria comprometida devido as denúncias "O conjunto de fatos expostos recomenda, como solução adequada, sua imediata renúncia à segunda vice-presidência da Câmara", diz trecho do documento.
O DEM informa que as denúncias serão encaminhadas à Comissão de Ética do partido e que espera, em breve, uma decisão final sobre o caso. Moreira venceu a eleição para a segunda vice-presidência derrotando o candidato oficial do partido, Vic Pires Franco (DEM-PA).
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião