A oposição vai tentar aprovar requerimentos de convocação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e convite para a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, prestarem depoimento na Câmara sobre a existência ou não de encontro entre as duas. O DEM pretende apresentar requerimentos em duas comissões: a de Fiscalização e Controle e a de Finanças e Tributação. Além de Lina Vieira, haverá requerimentos de convite para a chefe de gabinete da Receita Federal, Iraneth Dias Weiler.
O DEM também tentará levar para o plenário a discussão. O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), vai apresentar requerimento à Mesa da Câmara convocando Dilma para prestar depoimento na quarta-feira da semana que vem em comissão geral da Casa (reunião no plenário para debater um assunto específico).
As comissões da Câmara e do Senado têm poder constitucional (Artigo 50) para convocar ministros de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à presidência da República para prestarem depoimento. A negativa implica crime de responsabilidade
Lina Vieira afirmou que ouviu da ministra-chefe da Casa Civil pedido para acelerar as investigações da Receita sobre o empresário Fernando Sarney. A ex-secretária diz ter entendido a solicitação como um recado "para encerrar" as investigações envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega o encontro e afirma não ter feito pedido algum.
Iraneth, subordinada de Lina na época, afirmou, em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" na semana passada, que a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, foi ao gabinete de Lina para marcar o encontro e que, após a saída dela Lina a teria avisado da audiência com a ministra.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Deixe sua opinião