O deputado Nelson Justus (DEM) deve ser indicado pelo DEM para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná considerada a mais importante da Casa. O nome dos presidentes das comissões da Casa devem ser escolhidos até quinta-feira (17). Mas, durante um almoço nesta terça-feira (15), os líderes de cada partido esboçaram suas indicações para as comissões. Ao contrário do que foi informado inicialmente, apenas a divisão das comissões entre os partidos já está definida.
Se a lista for confirmada, como garantem os parlamentares, o ex-presidente da Casa vai comandar a comissão que analisa a constitucionalidade de todos os projetos de lei apresentados pelos parlamentares.
O PMDB é o partido que mais vai comandar as comissões da Assembleia cinco no total. O deputado Nereu Moura deve presidir a comissão de Orçamento, o deputado Alexandre Curi a de Redação e Ademir Bier, a de Finanças. A comissão de Ecologia deve ficar com o deputado Eduardo Cheida. Quem corre por fora é o deputado Raska Rodrigues (PV). O PMDB também vai presidir a comissão de Ciência e Tecnologia, mas ainda não há escolhidos.
Já os tucanos vão presidir duas comissões: a de Segurança Pública, pode ficar com o deputado Mauro Moraes, e a do Direito da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, com a deputada Rose Litro. O PP também ficou com duas comissões. Ney Leprevost pode ser o escolhido do partido para a presidência da comissão de Esportes e Duílio Genari, de Tomada de Contas.
O deputado Hermas Brandão Jr (PSB) deve ser o presidente da comissão de Agricultura da Assembleia, Osmar Bertoldi (DEM) ficará com a de Educação, o petista Péricles de Mello está cotado para presidir a comissão de Cultura e André Bueno (PDT) com a de Indústria, Comércio e Turismo. A comissão de Defesa do Consumidor ficou com o PSC, que deve indicar Leonaldo Paranhos (PSC), e o PMN, do deputado Dr. Batista, vai presidir a comissão de Saúde. Marcelo Rangel (PPS) deve presidir a comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação.
A relação de deputados foi lida em plenário, por volta das 15h30, pelo presidente da AL, Valdir Rossoni, como provisória.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano