A prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, exonerou ontem todos os 260 funcionários comissionados, inclusive os secretários municipais, para recontratá-los hoje em um novo regime de trabalho. Os comissionados passam de celetistas a estatutários. Com a mudança, a prefeitura se exime de garantias trabalhistas, como o depósito do FGTS. Em 2010, o prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB, foto) encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal para alterar a natureza do regime trabalhista dos comissionados, mas a medida não foi aprovada. Agora, a Secretaria de Recursos Humanos se baseou em uma decisão tomada no final de 2011 pelo Tribunal Superior do Trabalho para fazer a mudança. A medida trará economia de R$ 100 mil mensais à prefeitura até o fim do ano. O Sindicato dos Servidores Municipais é contrário à reformulação devido à extinção de direitos trabalhistas.
Por onde anda ...
Desde que deixou de ser secretário estadual da Saúde, no início de 2011, Carlos Moreira Júnior (foto) está afastado do mundo político. Atualmente, atende em sua clínica de oftalmologia em Curitiba e leciona na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde foi reitor. Candidato à prefeitura de Curitiba pelo PMDB em 2008, Moreira diz que não pretende enfrentar uma nova batalha eleitoral neste ano. "A minha pretensão agora é ensinar o meu filho que entrou na residência médica de oftalmologia", afirma Moreira.
Pedágio
O presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães, recebe hoje o relatório final da auditoria realizada pelo órgão sobre o trecho as cinco praças de pedágio do trecho Guarapuava-Foz do Iguaçu. O relatório confirmaria desequilíbrio no contrato. Nesta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o governo do estado promova, em 360 dias, o reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos de concessão de estradas paranaenses.
ONGs na berlinda
Começou a tramitar nesta semana na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto que prevê a exigência de ficha limpa para os dirigentes de ONGs que tenham convênio com o poder público. De autoria do deputado Ney Leprevost (PSD), a proposta ainda veda a terceirização, a subcontratação e a intermediação na prestação dos serviços, além da celebração de convênios com ONGs chefiadas por parentes de autoridades públicas que trabalhem em setores que se relacionem diretamente com as entidades.
Pé na estrada
O governador Beto Richa (PSDB) pretende percorrer os 399 municípios do estado até o fim de 2014, quando termina o seu mandato. As visitas começaram ontem por Umuarama, Noroeste do estado. Hoje ele deve passar por mais oito municípios da região. A tiracolo do governador vão deputados estaduais que têm base eleitoral na área.
Pinga-fogo
"Eu não ponho uma minhoca no anzol, mas não estou indo para o ministério para pescar, mas para trabalhar. Eu sei que lá tem muitos técnicos bons, bons pescadores."
Marcelo Crivella (PRB), novo ministro da Pesca, sobre suas habilidades como pescador.
* * * * *
Colaboraram: Karlos Kolback, Maria Gizele da Silva e Euclides Lucas Garcia.
Deixe sua opinião