• Carregando...

Osmar diz estranhar que até o momento o procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo, não tenha dado sua opinião sobre as críticas de que os membros do MP recebem salários altos.

Cargos – O Senador Flávio Arns (PT) questionou a criação de 111 novos cargos na secretaria especial de Portos. "Me sinto até constrangido em estar falando isso como membro do PT, mas eu acho que todos nós temos de fazer essa reflexão".

Críticas – O posicionamento do senador causou polêmica. Na votação da medida provisória que criou os cargos, Arns destacou a importância da nova secretaria, mas questionou a criação dos novos cargos em comissão para o órgão. "Esses cargos vão custar para o poder público cerca de R$30 milhões por ano. Não temos como explicar isso para o povo quando há gente morrendo na fila por problemas de saúde".

Saúde – O presidente da comissão de saúde da Assembléia Legislativa, deputado Ney Leprevost (PP) está convocando diversas entidades e associações envolvidas na área de assistência psiquiátrica, a pedido da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar). Segundo o departamento psiquiátrico da Fehospar, a secretaria estadual de Saúde vem sendo alertada desde maio de 2006 para o colapso da rede hospitalar da especialidade. Um dos problemas levantados é a defasagem da tabela do SUS.

Multa – Está marcada para amanhã a votação das emendas apresentadas pelo deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) que anulam a multa aplicada ao Paraná pela União pelo não pagamento de títulos do Banestado. Os 30 parlamentares da bancada federal do Paraná prometem obstruir as votações no plenário se o governo federal não apoiar as emendas que anulam a multa de R$ 5 milhões.

Avisado – As emendas foram apresentadas às Medidas Provisórias 376 e 378, que trancaram a pauta de votações da Câmara Federal na semana passada. Serraglio conversou com o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e falou da intenção da bancada.

Estrela – A viúva do estadista francês François Mitterrand, Danielle Mitterrand, está em Curitiba para uma reunião com o comitê executivo do Fórum Social do Mercosul. A reunião marcada para hoje, no Hotel Bourbon, servirá para que Danielle receba, oficialmente, o convite para ser a patronesse da Marcha do Fórum Social Mundial, que deve ser realizada em Curitiba no dia 26 de Janeiro de 2008.

Escolinha – Amanhã Danielle Mitterrand faz a palestra "Água, direito humano e bem público", no encerramento da reunião da escola de governo. A palestra servirá paradestacar a assinatura do protocolo de intenções entre a Sanepar e o Instituto Arapoti, que prevê a implementação de atividades de educação ambiental nas comunidades indígenas Guarani de Piraquara.

Imigração – Ainda durante a reunião do governo, será lançado o Imin-100, evento oficial que comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil. O deputado Luiz Nishimori (PSDB) dará uma explicação sobre o projeto e as atividades que serão realizadas em 2008, entre elas a vinda da família imperial japonesa.

Invasões – Os integrantes da CPI sobre invasões da Câmara Municipal de Curitiba votam hoje o relatório final dos trabalhos, iniciados em março. O relatório deve confirmar a participação do peemedebista Doático Santos na organização das invasões. Doático promete participar da reunião hoje e apresentar denúncias.

***

"É obrigação que ele (Milton Riquelme de Macedo) tem de se manifestar. Ele é o chefe do Ministerio Público. Em outras ocasiões, ele foi bem rápido em se manifestar."

Do senador Osmar Dias (PDT) sobre as críticas que o Ministério Público vem recebendo do governador Roberto Requião.

***

Pinga-Fogo

Os vereadores de Curitiba fazem hoje a última votação de um projeto de lei que autoriza a prefeitura a erigir um portal que será denominado Portal do Bacacheri, para homenagear e dar destaque ao bairro

*** Os três dias de sessão da semana passada na Câmara reservaram boa parte para discussão desse importantíssimo tema

*** Os vereadores divergiram sobre a possibilidade do portal ter ao lado uma vaca para lembrar a "Vaca Cherri", uma lenda que conta a história da criação do bairro

*** Enquanto isso, os vereadores não encontram tempo para terminar a discussão da lei do sistema de transporte coletivo, que tramita na câmara há quase 13 meses

*** O diretório estadual do PMDB reuniu neste fim de semana em Cascavel e Foz do Iguaçu prefeitos, vereadores e dirigentes de mais de 50 municípios da Região Oeste para discutir estratégias para 2008

*** As reuniões foram comandadas pelo presidente estadual Renato Adur.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]