Depois do pânico provocado pelo meteorito que caiu sobre a cidade baiana de Santo Antonio de Jesus, em forma de uma grande bola de fogo, no início da semana, agora são os moradores de Oriente Novo, a 70 km de Jequié, no sudoeste da Bahia, que se assustam com outro fenômeno. Grandes tremores de terra, seguidos de explosões têm feito algumas famílias até mesmo abandonarem as suas casas.
A primeira ocorrência se deu em janeiro deste ano. A partir do último sábado, no entanto, elas se intensificaram e foram mais fortes. Ao todo a população ouviu onze explosões: oito no sábado, uma no domingo e duas na segunda-feira.
As paredes da casa da aposentada Isaurina Oliveira estão rachadas em conseqüência do fenômeno. Assustados, ela e sua família abandonaram o local temendo um desabamento. Segundo a aposentada, quando ocorrem os tremores a impressão é de que o "piso vai subir e o chão se abrir". O barulho, segundo contam os moradores, pode ser ouvido num raio de dois quilômetros.
Eles afirmam também que na região não há nenhuma extração de pedra que justifique os tremores seguidos das explosões. Para a população local, o fato é "um mistério" pois não há registros anteriores de casos semelhantes. O laboratório de geociência da Universidade Estadual de Jequié vai enviar técnicos ao local para investigar o fenômeno. A primeira suspeita é de explosões de bombas em alguma propriedade na região possa estar provocando os tremores.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura