| Foto:

Depois da gafe...

CARREGANDO :)

O secretário especial de Assuntos Estratégicos do Paraná, Nizan Pereira, vai falar sobre políticas públicas estaduais para a diversidade hoje na Escola de Governo – a reunião semanal do governador Roberto Requião (PMDB) com o secretariado. Nizan deve apresentar políticas do governo Requião voltadas ao atendimento das minorias, como os quilombolas, os indígenas e, principalmente, o grupo LGBT (Lés­­­bicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O tema não entrou na pauta por acaso. Na reunião da semana passada, o governador afirmou que o câncer de mama em homens "deve ser consequência de passeatas gay". A frase provocou repercussões ne­­­gativas em todo o Brasil.

* * * * *

Publicidade

A pergunta

O ex-prefeito de Londrina Nedson Micheletti e a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto, conseguirão garantir um palanque forte para a presidenciável petista Dilma Rousseff no Paraná?

Essa é a dúvida que fica após o PT ter anunciado o nome dos dois para a disputa ao governo do estado no ano que vem.

* * * * *

Irritado

Publicidade

O governador Roberto Requião anda extremamente irritado com o PT local. Ele acha que o partido não se empenha em resolver questões que considera importantes, como a multa do Itaú e a viabilização de parcerias da União com o Porto de Paranaguá. Mas a gota d’água foi a reação do deputado Professor Lemos (PT), que pediu retratação de Requião por ter ironizado as passeatas gay.

Mais próximo

O desentendimento de Requião com o PT paranaense vai refletir na costura de alianças políticas que estão sendo feitas para 2010. O governador, por enquanto, cortou conversas com os petistas. Ao mesmo tempo, tem se apro­­­ximado do PSDB nacional. Pessoas próximas ao governador garan­­­tem que as ligações entre José Serra (PSDB) e Requião estão cada vez mais frequentes e afáveis.

Câncer de mama

O deputado estadual Ney Leprevost (PP) vai aproveitar a polêmica criada por Requião sobre as passeatas gay para tentar derrubar na Assembleia o veto do governador ao projeto que obriga o governo a garantir o exame gratuito de câncer de mama para mulheres acima de 35 anos e para homens quando houver recomendação médica.

Publicidade

* * * * *

Transparência

O vereador Pedro Paulo (PT) (foto) reclama da demora da Câmara de Curitiba em votar o projeto que cria o Portal da Transparência da prefeitura de Curitiba. O petista lembra que o projeto regulamenta a Lei Complementar 131/09, que determina que receitas e gastos de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais devem ser publicados em tempo real na internet no prazo de um a quatro anos. Apesar da resistência no Legislativo, o vereador acredita que o prefeito Beto Richa vai cumprir a lei.

* * * * *

Pinga-fogo

Publicidade

"É claro que é um desgaste para ele e para a instituição também. Mas só posso presumir que ele não estava a par disso."

Do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, sobre o patrocínio de R$ 40 mil da Caixa Econômica Federal (CEF) para a festa de posse de José Antonio Dias Toffoli como ministro do Supremo.