A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) protocolou nesta segunda-feira, 09, primeiro dia útil após a divulgação da lista dos políticos envolvidos no esquema de corrupção revelado pela operação Lava Jato, um requerimento pedindo a convocação na CPI da Petrobras de todas as autoridades relacionadas.
Na lista dos 50 citados pela Procuradoria Geral da República (PGR) estão os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, os peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Eduardo Cunha (RJ). “Vamos chamar os investigados para que eles tenham chance de prestar esclarecimentos perante o Congresso e a sociedade”, justifica Eliziane.
Na semana passada, a deputada já havia pedido a convocação do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Eliziane diz que Palocci precisa explicar os supostos R$ 2 milhões doados para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2010. A CPI terá nova sessão nesta terça-feira, 10, às 9h30, com o depoimento do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco. Será a primeira reunião da CPI após a divulgação da lista dos envolvidos no esquema.
Na ocasião, a deputada deve pedir o afastamento imediato dos deputados Lázaro Botelho (PP-TO) e Sandes Júnior (PP-GO), membros da CPI e que aparecem na lista da PGR. “Essa lista divulgada pelo STF é fruto de uma investigação séria do Ministério Público Federal e tem como base os depoimentos das delações premiadas dos principais operadores do esquema. Esse material nos dá todo um embasamento para que a CPI cumpra sua missão de investigar todo esse escândalo”, afirmou a parlamentar por meio de nota à imprensa.
Na quarta-feira, 11, está previsto o depoimento da diretora presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), Magda Chambriard, na Comissão Externa que acompanha os impactos do cancelamento pela Petrobras da construção da refinaria Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará.
Os trabalhos da comissão são coordenados por Eliziane. Segundo a deputada, a diretora atendeu ao convite da comissão de deputados e falará sobre o papel das novas refinarias na matriz energética brasileira.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias