A deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) mostrou indognação com a forma como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares está se comportando em seu depoimento na CPI do Mensalão. Ela lembrou aos membros da comissão que ele está prestando depoimento sem a proteção de hábeas-corpus preventivo, recurso que utilizou em seu depoimento em julho na CPI dos Correios.
- Ele só vai responder o que ele quiser, vai ficar assim o dia inteiro. Ele não responde nem as perguntas objetivas do nosso relator, que é uma pessoa objetiva. Vamos respeitá-lo, mas ele vai ter que nos respeitar também - disse Zulaiê, em tom alterado.
O presidente da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), disse que não houve falta de respeito por parte de Delúbio e que a única coisa que ele pode exigir é que seja feito o uso de uma linguagem respeitosa.
- Se ele se recusa a responder, e faz isso na condição de acusado, eu não posso forçar. Aqui não é um Tribunal de Justiça - disse, afirmando que irá intervir quando necessário.
Amir Lando confirmou que Delúbio não está protegido por nenhum hábeas-corpus, mas afirmou que, afora algum caso de flagrante delito, ninguém será preso durante o depoimento.
- Vamos parar com essa história de prender. Aqui nós vamos cumprir a lei - afirmou, encerrando o assunto, já meio sem paciência.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast