O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) está pedindo providências urgentes ao secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, para coibir ações "truculentas" e abuso de autoridade da polícia contra comerciantes do litoral. Com a chegada da temporada, o deputado afirma que equipes de fiscalização do estado estão realizando uma "devassa" nas praias e desrespeitando as pessoas que vivem do comércio.

CARREGANDO :)

Como exemplo, Cartário cita o episódio envolvendo o comerciante Mario Costa, proprietário do posto de combustíveis JK, no centro de Matinhos. "Doze policiais chegaram com metralhadoras, junto com a equipe de fiscalização, e levaram o dono para a Delegacia de Ipanema. Não encontraram nada de irregular, mas ele teve que ficar três horas detido para depor. É uma vergonha todo esse aparato policial para causar prejuízos morais a um comerciante honesto", criticou o deputado.

Mario Costa está entrando com uma ação indenizatória contra o governo do estado por danos morais. "Esse tipo de atitude da polícia só desmoraliza o governo Requião e irrita a Associação Comercial do litoral", disse Cartário, que faz parte da base de apoio do governador na Assembléia Legislativa.

Publicidade

O litoral, segundo ele, já sofre com a falta de infra-estrutura, de diversão noturna, com o alto preço da tarifa do pedágio e praias arruinadas pela ressaca. "Agora que os comerciantes estão tentando repor o prejuízo do ano inteiro vem a polícia, de forma despreparada, tumultuar o negócio de quem está trabalhando de forma correta e assustar os veranistas", disse.