O deputado Zoinho (PR-RJ) vai pedir à Mesa Diretora do Congresso a anulação da sessão que derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff à lei dos royalties. Segundo o deputado, sua assinatura na lista de votação foi falsificada. O parlamentar disse que deixou o plenário da Câmara logo no início da sessão de quarta-feira, por volta de 20h, sem assinar qualquer documento, pois tinha um voo para o Rio de Janeiro, às 21h55. Em meio a bate-boca e provocações, a votação terminou na madrugada de quinta.
"Eu e a liderança do PR vamos pedir a anulação da sessão. Eu não assinei nada. Vão ter que esclarecer quem assinou no meu lugar. Vou querer inclusive um exame grafotécnico", afirmou. O líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), pediu investigação do processo de votação dos vetos, pois acreditava que ocorreu uma "fraude" nas cédulas de votação.
Em resposta a Garotinho, a Secretária-Geral da Mesa repassou uma lista que consta a assinatura do deputado, mas não faz nenhuma consideração sobre o episódio. A assessoria do Congresso informou que ainda não pode se manifestar pois aguarda uma posição da comissão que acompanhou a apuração do resultado da sessão.
Zoinho e Garotinho são do Estado do Rio de Janeiro, que perderá receita com o novo modelo e defendeu a manutenção do veto de Dilma à lei que redistribui a verba dos royalties. Com a derrubada dos vetos, ficará valendo um sistema que propõe uma divisão mais igualitária desses recursos, beneficiando Estados e municípios que não produzem petróleo.
Os governos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, vão recorrer ao STF (Superior Tribunal Federal) contra a derrubada dos vetos. Três ações de parlamentares dos Estados produtores pedem que a sessão seja anulada por vícios de procedimento.
A presidente Dilma Rousseff tem até 48 horas para promulgar a derrubada do veto. Caso isso não seja feito, a promulgação pode ser feita pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião