A Assembleia do Paraná aprovou ontem, em primeira discussão, a autorização para o governo estadual construir duas usinas hidrelétricas: as de São João e de Cachoeirinha, ambas no Sul do estado. Segundo o governo, os dois empreendimentos começarão a operar em 2013 e terão capacidade para gerar energia para uma cidade com até 300 mil pessoas.
Na votação de ontem, a bancada de oposição apresentou um requerimento que foi derrotado na tentativa de adiar a primeira discussão para a sessão de hoje. "As famílias da região não sabem como vão ser indenizadas, o que vai acontecer com elas. Há um clima de insegurança enorme", argumentou a petista Luciana Rafagnin. "Seria prudente buscar o entendimento por meio de uma audiência pública." Mas o líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), defendeu a aprovação da proposta sob a justificativa de que as obras dependem de planejamento e de que "existem prazos a serem cumpridos".
As duas usinas, cuja construção deve gerar 1,5 mil empregos diretos, vão integrar o complexo da Bacia do Rio Iguaçu, nos municípios de Clevelândia e Honório Serpa.
Deixe sua opinião