• Carregando...
“Eu não sei quem é esse... Moscão de que o senhor está falando.” Jocelito Canto, deputado estadual (PTB), rebatendo a crítica de Rafael Greca de que seu pronunciamento seria uma interferência em assuntos do Judiciário | Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
“Eu não sei quem é esse... Moscão de que o senhor está falando.” Jocelito Canto, deputado estadual (PTB), rebatendo a crítica de Rafael Greca de que seu pronunciamento seria uma interferência em assuntos do Judiciário| Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
  • Greca: crítica à privatização do Banestado.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) de suspender a investigação da denúncia de caixa 2 na campanha de Beto Richa (PSDB) para a prefeitura de Curitiba em 2008 causou um bate-boca bem humorado na sessão de ontem na Assembleia Legislativa. O deputado Jocelito Canto (PTB) criticou a suspensão do processo e disse que o TRE "vai ter que voltar atrás" na decisão. O discurso do petebista, porém, não foi bem aceito por Rafael Greca (PMDB), porque estaria interferindo em assuntos do Poder Judiciário.

A discussão foi motivada pela decisão da presidente do TRE, desembargadora Regina Afonso Portes, que, na última sexta-feira, deferiu um pedido de liminar solicitado pelo PSDB e suspendeu a ação que investiga os gastos da campanha de reeleição de Richa até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue um novo recurso apresentado pela defesa. Para Jocelito, a liminar contraria uma decisão anterior tomada pelo pleno do próprio TRE, que, na quarta-feira da semana passada, determinou que a investigação recomeçasse na 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba. "É uma decisão errada e equivocada. Fiquei abismado [com a decisão da presidente do TRE]. Ela vai ter que voltar atrás", criticou o parlamentar.

Em meio ao discurso de Jocelito, Greca pediu a palavra e solicitou ao presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), que interviesse na fala do petebista. Citando o filósofo francês Barão de Montesquieu – pensador que idealizou o Estado regido por três poderes separados: Executivo, Legislativo e Judiciário –, Greca afirmou que Jocelito estava interferindo em assuntos de outro poder. Além disso, na visão do peemedebista, não havia porque questionar um posicionamento que já havia sido decidido pela Justiça. Nelson Justus, porém, disse que a tribuna era livre e não poderia interferir no discurso.

"Eu não sei quem é esse... Moscão de que o senhor está falando", rebateu Jocelito, provocando risos nos outros deputados presentes à sessão. "Montesquieu. O filósofo que criou a separação do Estado em poderes", devolveu Greca. A explicação não modificou o pensamento de Jocelito a respeito da decisão do TRE e o parlamentar voltou a rebater as declarações do colega peemedebista. "Jesus, perdoai os que não sabem o que fazem, os que protegem a burguesia curitibana", afirmou, olhando para o alto e com os braços para cima, em posição de quem está rezando, numa referência ao fato de Greca ser de Curitiba.

Os partidos que propuseram a ação contra Richa – PMDB, PT, PCdoB e PSC – disseram que irão recorrer da decisão do TRE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]