Os ônibus estacionados no pátio do Palácio Iguaçu, em Curitiba, desde o início do mês, estão incomodando tanto os deputados estaduais que viraram o principal assunto da sessão de ontem da Assembleia. Governistas e oposição assinaram um requerimento curioso, cobrando agilidade do governo para entregar os veículos às prefeituras do Paraná.
Estão enfileirados no estacionamento 80 ônibus escolares de um total de 1.100 comprados pelo governo do estado, no valor de R$ 133,4 milhões.
Além de pedir urgência na entrega, o requerimento apresentado pelo petista Élton Wélter, que faz parte da base aliada, cobra a doação de três veículos por município. "Meu requerimento não tem nada de errado, não vejo constrangimento nenhum de deputados da situação ou oposição votar favorável", disse Welter.
O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), defendeu a derrubada com o argumento que o governo estaria contratando seguro para os veículos e treinando os motoristas antes da entrega. "Sei do desespero dos governistas em ver os ônibus ali na frente e não poder entregar para os municípios, mas tenham calma", disse.
Para Valdir Rossoni (PSDB), enquanto os ônibus estão parados na frente do palácio, milhares de crianças estão sendo transportadas em condições precárias ou nem estão sendo atendidas.
O deputado Luiz Carlos Martins (PDT) disse que o governo não fez mais do que a obrigação em comprar os ônibus porque o dinheiro já era para estar nas prefeituras há muito tempo. Apesar dos apelos dos deputados, o requerimento foi derrubado por 19 votos a 13 e nem será enviado ao governo. (KC)