A sessão da CPI dos Grampos na qual será ouvido o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz nesta quarta-feira (8) começou com alta temperatura. Novato na comissão, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), próximo ao delegado, cobrou dos colegas uma data para o depoimento do banqueiro Daniel Dantas, preso por Protógenes na Operação Satiagraha.
Alencar afirmou que poderia estar acontecendo uma "proteção" a Dantas, com a não marcação de uma data. O presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), negou que haja qualquer proteção e defendeu, inclusive, o indiciamento do banqueiro. Afirmou que a marcação da data depende do cronograma de trabalho, que é de responsabilidade do relator, Nelson Pellegrino (PT-BA).
O relator afirmou que está ainda avaliando a necessidade de um novo depoimento, visto que Dantas já esteve na comissão. Alencar não gostou da resposta do colega. Pellegrino afirmou que o deputado do PSOL "chegou agora na comissão", o que o irritou. "Cheguei aqui agora, mas não cheguei agora na vida", protestou Alencar.
Após o desentendimento, outros deputados defenderam um novo depoimento de Dantas. Os deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP) afirmaram que estaria acontecendo neste momento em São Paulo o cumprimento pela Polícia Federal de mandados de busca e apreensão nas instalações do banco Opportunity, no qual Dantas tem participação. O advogado do banqueiro, Andrei Zenkner Schmidt, confirmou ao G1 que a PF realizou nesta quarta uma busca na sede do banco Opportunity no Rio de Janeiro. O G1 não conseguiu contato com a Polícia Federal para confirmar a operação.
Apesar de Protógenes já estar na mesa pronto para o depoimento, os deputado estão há cerca de 30 minutos debatendo a nova convocação de Dantas.
Cerca de vinte pessoas com camisetas "Protógenes contra corrupção" acompanham o depoimento do delegado. São integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), do PSOL, profissionais liberais, entre outros simpatizantes de Protógenes. Ao entrara na sala onde acontece o depoimento, ele foi aplaudido pelos manifestantes. O delegado nega intenção de disputar eleições, mas em entrevistas na semana passada reconheceu que há um "clamor popular" por uma candidatura.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião