| Foto:
CARREGANDO :)

37,3% dos entrevistados pelo levantamento dizem que a redução das desigualdades sociais é o objetivo mais importante do Brasil para a próxima década – resposta que ficou em primeiro lugar na questão, empatada com a retomada do crescimento econômico.

53,3% dos parlamentares paranaenses entrevistados afirmaram que a redução abrangente da carga tributária é o melhor método para reduzir a desigualdade . Essa resposta é vista como contraditória, pois rotineiramente políticas redistributivas implicam em aumento de impostos.

Publicidade

Os deputados estaduais e federais paranaenses eleitos em outubro acreditam que o Estado deve ter um papel importante na redução das desigualdades sociais. Dos parlamentares, 96% afirmam que "concordam" ou "concordam fortemente" com a afirmação de que o Estado deve ser indutor da igualdade. O resultado consta de uma pesquisa inédita realizada pela Gazeta do Povo em parceria com o Observatório das Elites Sociais e Políticas do Brasil.

INFOGRÁFICO: Veja o que os deputados pensam sobre questões econômicas

Segundo os pesquisadores do Observatório, uma instituição que reúne pesquisadores de todo o país, os dados podem mostrar que os políticos perceberam, após quatro vitórias consecutivas do PT em campanhas presidenciais, que ser favorável a políticas de redução de desigualdade rende votos. Isso também pode ter motivado 37,3% dos entrevistados pelo levantamento a dizer que a redução das desigualdades sociais é o objetivo mais importante do Brasil para a próxima década – resposta que ficou em primeiro lugar na questão, empatada com a retomada do crescimento econômico.

No entanto, a ideia de que a igualdade é importante e de que é preciso que o Estado interfira nisso não vem acompanhada de um convencimento de que é necessário ter uma carga tributária grande que permita maior distribuição de recursos à população mais pobre– medida que costuma ser adotada por países que pretendem reduzir a desigualdade. Quando questionados sobre os meios para retomar o crescimento econômico, 53,3% dos parlamentares paranaenses entrevistados afirmaram que a redução abrangente da carga tributária é o melhor método.

O questionário do Observatório foi aplicado a 75 deputados eleitos em outubro (50 estaduais e 25 federais) durante dois meses. Participaram do estudo quatro pesquisadores do grupo: Adriano Codato, coordenador do Observatório e professor da UFPR; Bruno Bolognesi, da Unila; Luiz Domingos Costa, da Uninter; e Fábia Berlatto, da UFPR. Os pesquisadores também comentaram os resultados, e a análise deles pode ser lida no infográfico ao lado.

Publicidade

A série sobre a visão dos parlamentares paranaenses, que se encerra hoje, também mostrou as respostas dos deputados sobre valores sociais, no domingo, e sobre instituições políticas, ontem.

Colaboraram: Vivian Faria, André Gonçalves, Taiana Bubniak, Amanda Audi, Kelli Kadanus e Katna Baran.