A bancada do PSDB paranaense na Assembleia Legislativa, formada por 9 deputados, pediu ontem ao prefeito de Curitiba, Beto Richa, que seja candidato ao governo do Paraná em 2009. O pedido foi feito em reunião da bancada com o prefeito. O líder do PSDB na Assembleia, Ademar Traiano, durante a reunião também convidou Richa para assumir a presidência estadual do partido, atualmente ocupada pelo deputado estadual Valdir Rossoni.
O discurso pró-candidatura própria ao Palácio Iguaçu é defendido abertamente entre os deputados tucanos desde a última segunda-feira, quando a direção estadual, durante reunião da executiva, anunciou que iria trabalhar "preferencialmente" para lançar um candidato em 2010. "Há um clamor do partido e das ruas. Onde o Beto vai as pessoas perguntam se ele será candidato. Ele construiu uma imagem muito forte", justificou Traiano.
Segundo os aliados, Beto Richa só ouviu. E deixou claro que prefere trabalhar em grupo, mantendo a aliança com os partidos que estiveram juntos nas duas últimas eleições e com o senador Osmar Dias (PDT).
Entre os deputados presentes na reunião, estavam inclusive os chamados "tucanos de bico vermelho", que apoiam o governador Roberto Requião (PMDB): Luiz Accorsi, Luiz Nishimori, Francisco Bührer, Miltinho Pupio e Luiz Fernandes Litro, além do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Nelson Garcia, que pediu licença do Legislativo para participar do primeiro escalão de Requião. A ala que faz oposição a Requião foi representada por Valdir Rossoni, Rui Hara e Ademar Traiano.