Quatro dos cinco deputados estaduais que integram a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa receberam a notificação de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São eles: o deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT), que preside a comissão, Ademar Traiano (PSDB), Reinhold Stephanes Jr. (PMDB) e Osmar Bertoldi (DEM). Só não constam pendências na habilitação de Mauro Moraes (PMDB), outro membro da comissão. O levantamento foi publicado ontem pelo jornal Folha de Londrina.

CARREGANDO :)

Serão justamente esses cinco parlamentares os responsáveis por analisar e julgar o processo de cassação do mandato do deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho (PSB) – envolvido no acidente de trânsito do último dia 7 que resultou na morte de dois jovens. O pedido de cassação está na Corregedoria da Assembleia.

O presidente Pedro Ivo teve a carteira suspensa por ter cometido uma multa gravíssima no ano de 2003. O petista recorreu da infração e, por conta disso, o registro dele no Detran consta como normal. Levantamento da Folha de Londrina mostra ainda que Traiano, Stephanes e Bertoldi usaram do mesmo artifício para não ter a carteira suspensa. Até que sejam julgados os recursos, o direito de dirigir é mantido. O peemedebista acumula 55 pontos na carteira, Bertoldi tem 24 e o tucano 43. O limite tolerado pela Legislação de Trânsito é 20 pontos.

Publicidade

Segundo a reportagem, não são só esses deputados que têm problemas junto ao Detran. Além deles, 14 dos 54 parlamentares cometaram infrações que resultaram no aviso de suspensão da habilitação. No entanto, a maioria deles recorreu. É o caso do presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), que tem 41 pontos na carteira, e de Plauto Miró (DEM), tio de Carli Filho. Miró tem infrações de trânsito que acumulam 115 pontos na carteira. A habilitação dele está suspensa e aguarda julgamento dos recursos. Até lá, o democrata pode continuar dirigindo normalmente.

O pai de Carli Filho, o prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli (PP), também acumula multas por excesso de velocidade e só não está com a habilitação suspensa porque recorreu das infrações.

Outro lado

Stephanes Jr disse que não há qualquer irregularidade na carteira de habilitação. "Minha habilitação está normal. Nunca alcancei 20 pontos durante um ano", reagiu. Questionado sobre o fato de quatro dos cinco deputados da Comissão de Ética apresentarem problemas junto ao Detran, o peemedebista diz que isso não afeta o julgamento. "Não vai interferir em nada. Uma coisa não tem nada a ver com a outra."

O deputado Ademar Traiano foi no mesmo sentido. "Minha posição será de isenção. O fato de estar com os pontos na carteira não será nenhum implicador no momento do julgamento", afirmou o tucano. Os deputados Osmar Bertoldi e Pedro Ivo não foram encontrados para comentar o assunto.

Publicidade