Enquanto os deputados discutiam a proposta, 2,5 mil pessoas foram à Agência do Trabalhador em busca de uma vaga
Deputados estaduais apresentaram, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que vincula a concessão de incentivos fiscais à geração e manutenção de empregos. Os parlamentares que assinaram a proposta sustentam que as empresas que receberam incentivos fiscais não podem enfrentar a crise econômica mundial com demissão de trabalhadores.
A ideia de mudar a Constituição do Estado do Paraná partiu do próprio governador Roberto Requião (PMDB). Na semana passada, durante a Escola de Governo, Requião pediu aos deputados que apresentassem a proposta na Assembleia Legislativa. "Quero vincular constitucionalmente benefícios fiscais à manutenção dos empregos. Não é possível que uma multinacional, que se instala no Paraná e passa 25 anos sem pagar nenhum imposto, já na primeira crise resolva demitir a metade dos trabalhadores", disse o governador na ocasião.
Uma comissão com cinco parlamentares deve analisar a proposta e depois encaminhará a PEC para votação em plenário. É necessário que 19 dos 33 deputados votem a favor da proposta para que ela seja aprovada. "É necessário criar mecanismos que dificultem que as empresas que recebem benefícios fiscais trilhem, em época de crise, o caminho fácil da demissão dos trabalhadores", disse o Líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB).
Leia mais detalhes sobre a PEC na edição de quarta-feira (11) do jornal Gazeta do Povo
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião